PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Apagão deixa cidades da Baixada Santista sem luz

Moradores de Santos, São Vicente e Itanhaém sofreram com a queda de energia. Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste. Segundo o ONS, o fornecimento de energia já foi reestabelecido. 

 

 

Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik

Por Vinícius Farias

Devido a um “apagão” ocorrido nesta terça-feira (15) em boa parte do Brasil, algumas cidades da Baixada Santista foram afetadas pela falta de luz. As causas ainda são apuradas. Ao menos 25 estados e o Distrito Federal ficaram sem energia.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste. Segundo o ONS, o fornecimento de energia já foi reestabelecido.

A CPF Energia disse que registrou o desligamento no Sistema Interligado Nacional (SIN), que é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), ocasionando interrupção para parte dos clientes das quatro distribuidoras, CPFL Paulista, Piratininga, Santa Cruz e RGE. Eles disseram que a luz de todos os clientes foram restabelecidas e aguarda mais informações do ONS referente à causa.

A Neoernergia Elektro também se manifestou e disse que na manhã desta terça-feira (15), uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros.

Na cidade de Santos, os moradores do Jardim Castelo, Alemoa e Ponta da Praia disseram que foram afetados com a queda de luz. Os serviços públicos não sofreram com a falta de energia e funcionaram normalmente. Com relação ao Porto de Santos, a Autoridade Portuária de Santos (APS), informou que a queda da energia foi somente na Alemoa, mas já foi restabelecida. A distribuição naquele local é feita pela CPFL. Quanto as demais áreas do Porto de Santos, o órgão informou que parte da energia fornecida vem de usina hidrelétrica própria (Usina Hidreletrica de Itatinga) que não sofreu interrupções. Apesar da queda de energia momentânea na Alemoa, não foi verificada interrupção nas operações do terminal portuário.

Em São Vicente, moradores do centro da cidade relataram que ficaram meia hora sem luz. Alguns semáforos ficaram apagados, mas voltaram a funcionar.

No município de Itanhaém, a prefeitura informou que alguns pontos da cidade registraram a queda de fornecimento de energia elétrica. Mas, não foram registradas ocorrências pela Defesa Civil.

Já as prefeitura de Bertioga, Cubatão, Praia Grande e Mongaguá informaram que nenhum serviço público foi paralisado nos departamentos públicos. As outras cidades da região não se manifestaram.