Um homem, de 21 anos, foi preso, apontado como responsável por um dos ferros velhos clandestinos.
Vídeo: Divulgação / Polícia Civil
Por Vinícius Farias
A Polícia Civil realizou uma operação para desmanchar ferros velhos clandestinos, nos bairros Quarentenário e Jardim Rio Branco, em São Vicente, nesta sexta-feira (1°). Um homem, de 21 anos, foi preso. Os comércios ilegais foram destruídos, foram desligadas as ligações elétricas clandestinas e liberadas as calçadas.
Segundo a corporação, os policiais da 1.a Delegacia de Investigações Criminais (1.a DEIC) tinham o objetivo de reprimir o comércio ilegal de fios de cobre que são furtados de concessionárias de telefonia e energia elétrica, além de liberar as calçadas que estavam sendo ocupadas de forma ilegal por estabelecimentos comerciais que utilizavam ligação clandestina de energia e adquiriam produtos oriundos de crimes para revendê-los.
De acordo com os policiais, na primeira ação, os policiais civis prenderam em flagrante um homem, 21 anos, apontado como responsável por um ferro velho clandestino no Bairro Quarentenário. Na revista, os investigadores encontraram diversos fios de cobre pertencentes as concessionárias de serviço público. Além da receptação, os policiais constataram que um córrego que passava ao lado do comércio era utilizado para descarte de material, poluindo a água que percorria para outras casas próximas.
Na segunda ação, os policiais civis constataram que diversos estabelecimentos comerciais haviam sido construídos sobre a calçada de pedestre e que utilizavam a energia elétrica subtraída de forma ilegal dos postes de iluminação pública.
Os comércios instalados não possuíam qualquer alvará ou licença para funcionamento, sendo confirmada pela perícia criminal as condições inapropriadas de higiene.