A turma de Educação de Jovens e Adultos da Unidade Educacional República de Portugal (bairro Japão) participou de uma atividade pedagógica inovadora, unindo aprendizagem prática e conscientização ambiental,  desenvolvida pela professora de ciências, Márcia Franco.
Os estudantes de 6º e 7º anos caminharam até a praia de Guamium, na Rua Japão, onde tiveram a oportunidade de conhecer de perto os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 17) e a temática da Década dos Oceanos. O grupo registrou imagens com aparelhos celulares, mostrando a biodiversidade do ambiente em uma noite chuvosa.

O trabalho resultou em fotografias de aves, do mar e da faixa de areia que compõem a paisagem local. “Eles também captaram os impactos causados pela ação humana, com o descarte inadequado de resÃduos sólidos na orla da praia”, apontou Márcia, ressaltando a importância da experiência como forma de refletir e debater o tema em sala de aula, na busca de campanhas de conscientização.
A docente compartilhou, também, sua visão sobre a importância dessas ações. “Quando nossos alunos possuem a oportunidade de vivenciar os conteúdos apresentados em sala de aula fora dela, a aprendizagem passa a ter significado. Principalmente quando as ações estão interligadas ao cotidiano e experiências de vida de cada um. A EJA oportuniza a realização de sonhos de alguns que achavam ser impossÃvel e realiza também melhor colocação no mundo do trabalho”.
A atividade tem como objetivo promover o conhecimento sobre questões ambientais e fortalecer o protagonismo dos alunos no que diz respeito à preservação dos ecossistemas e à responsabilidade social. Ao explorar a biodiversidade local e os desafios impostos pela poluição, os alunos se tornam agentes ativos na construção de soluções sustentáveis para o futuro.