O primeiro trimestre deste ano registrou um aumento de 84,6% nas remoções de veÃculos abandonados em Santos. Em números, neste perÃodo, foram retirados 48 veÃculos das ruas da Cidade pela CET, já em 2015, foram 26. Os dados são referentes ao balanço computado na Operação Lata Velho, que integra o programa Cidade sem Lixo, da Prefeitura.
Entre os veÃculos guinchados, muitos tinham até menos de cinco anos de fabricação. De acordo com o balanço, esses carros, que também ficam largados, causam transtornos para a população, sendo locais de risco à saúde pública, com acúmulo de lixo e detritos.
Os veÃculos são removidos para os pátios na Zona Noroeste e Itanhaém. Além das penalidades convencionais, o infrator também recebe multa de R$ 1 mil pela Semam (Secretaria de Meio Ambiente).

Foto:(Divulgação)
Procedimento
Os agentes da CET, durante as fiscalizações de rotina e também por denúncias de munÃcipes, ao localizar um veÃculo buscam identificar o proprietário, que terá prazo de sete dias para a retirada.
A CET entra em contato com o dono do auto, via telegrama, e torna a notificação pública por meio do Diário Oficial. Após esses procedimentos, se em 24 horas o veÃculo não for retirado, a companhia de trânsito faz o guinchamento para os pátios e informa também à Semam para aplicação de multa.