Na manhã desta segunda-feira (2), alguns prédios em Santos e outras regiões do Brasil foram esvaziados devido a um tremor de terra. De acordo com informações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), isso ocorreu por conta de um terremoto
que atingiu a Bolívia – de magnitude 6,8 pontos na escala Richter.
Em Santos, foram registradas ocorrências em bairros como Gonzaga e Ponta da Praia. Conversamos com alguns funcionários de um prédio na Avenida Ana Costa, que chegou a ser evacuado. Alguns relataram não ter sentido o tremor, outros disseram pensar que se tratava de um treinamento de Brigada de Incêndio. A supervisora de limpeza Lourdes Alexina contou que os funcionários saíram do local por volta das 10 horas e retornaram cerca de uma hora depois. “Foi tão rápido que na hora eu achei que fosse incêndio, nem pensei que fosse tremor. Algumas meninas se assustaram um pouco, choraram, mas isso só quem estava nos andares superiores”.
A motorista Jussara Simplício, que disse ter labirintite, chegou a ser levada para atendimento médico. “A gente que tem labirintite sofre com isso”. O funcionário público Ademir Andrade, que mora em um prédio no Gonzaga, disse que a princípio ficou assustado porque a rua estava interditada. “É nessas horas que a gente percebe a necessidade de orientação e informação. A impressão que dá é que se acontece alguma catástrofe natural aqui na nossa região a gente está muito vulnerável”.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias Nossa, não há motivo para pânico. Ele reforçou que se tratou apenas de um reflexo do terremoto na Bolívia e ressaltou que, em casos como esse, é necessário deixar o local preventivamente e buscar informações junto aos órgãos competentes. Para fazer alguma solicitação à Defesa Civil de Santos, basta ligar para o 199.
OUTRAS REGIÕES – A vibração também foi sentida em prédios da Avenida Paulista, em São Paulo. Também foram sentidos tremores em Brasília e Belo Horizonte.
Confira o último boletim divulgado pela Prefeitura de Santos:
“A Defesa Civil de Santos informa que foram registradas no município, na manhã desta segunda-feira (02/04), duas chamadas em decorrência do reflexo do tremor sísmico de 6.8 graus na Escala Richter, ocorrido na Bolívia.
Os chamados foram efetuados por trabalhadores de edifícios comerciais na rua Amador Bueno, no Centro, e na rua Barão de Paranapiacaba, na Encruzilhada. Nos dois casos, os prédios foram liberados para utilização após análise técnica de funcionários da Prefeitura.
O Corpo de Bombeiros registrou 30 chamados. No prédio da MSC, na avenida Ana Costa,
funcionários também sentiram o tremor e evacuaram a área. Bombeiros e Defesa Civil fizeram vistoria e não foi constatado nenhum abalo ou rachadura na parte estrutural. Trabalhadores também retornaram a suas funções”.