Os moradores da Zona Leste que necessitam de postos de pronto atendimento, ganharão um novo local até dezembro. A construção da Unidade de Pronto Atendimento da Cidade – a UPA da Zona Leste, localizada na Praça Visconde de Ouro Preto, está com 65% das obras prontas.
A UPA terá cinco consultórios: três para atendimento de clínica geral, um de ortopedista e um de pediatria. Dois pavimentos acessíveis, sendo o térreo e andar superior, haverá subsolo para estacionamento de veículos, além de dois elevadores, Samu e posto policial.
A população também terá a sua disposição 30 leitos, sendo quatro para atendimentos emergenciais e dois de observação pediátrica, sala de espera com 54 lugares e brinquedoteca. Salas com área de espera para coleta, curativos, sutura, inalação, gesso, eletrocardiograma, ortopedia, laboratório, hidratação, distribuição de medicamentos, de raio-x e emergência, espaço para desembarque de ambulância, espaços coletivos de observação masculina e feminina projetada para abrigar 26 leitos, laboratório de análises, farmácia, e mais as salas de diretoria, reunião, controle de ponto e PABX, também estão inclusos na entrega final do posto de atendimento.
Com um olhar sustentável, a unidade terá reuso da água, iluminação natural presente através dos vãos em todas as fachadas do edifício principal e nas salas de observação no andar superior, além de ventilação natural (há a previsão de climatização).
Fotos: Divulgação/PMS