PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Servidoras de Santos terão curso de gestante a partir de agosto

A Prefeitura de Santos está preparando para agosto deste ano um curso de gestante, para mulheres que estiverem grávidas ou vivendo o momento pós-parto.

A ação, do projeto Mãe Servidora, tem como objetivo criar uma rede de apoio e formação de vínculos, propiciando às mães servidoras do Município gravidez saudável, apoio para o período de licença maternidade e, mais tarde, um bom retorno ao trabalho.

Parte do programa foi demonstrado nesta quinta-feira (30), num encontro que discutiu amamentação e a importância das vacinas. A tarde contou, ainda, com sessão de massoterapia e bate-papo sobre maternidade.

A iniciativa é do Departamento de Gestão de Pessoas e Ambientes de Trabalho (Degepat) e do ComViver (Programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor), ligados à Secretaria de Gestão (Seges), em parceria com o projeto de extensão Abrace Seu Mundo, da Unifesp. “Teremos aprimeira palestra com profissionais da Saúde, da Seges e do Abrace seu Mundo. O trabalho é inspirado nos cursos de gestantes promovidos por hospitais e planos de saúde”, explica a presidente do ComViver, Taís Viana Franco, ressaltando a parceria com a Capep-Saúde na busca de servidoras gestantes em toda a Administração Municipal.

Atualmente, são 68 mulheres espalhadas nas mais diversas secretarias da Prefeitura. “A ideia é que elas se vinculem ao projeto e, quando o bebê nascer e tiverem dificuldades na amamentação, que recebam esse apoio”, acrescentou.

Cuidados em casa

O projeto ainda inclui visitas gratuitas da equipe do projeto Abrace seu Mundo às residências de servidoras com dificuldades de amamentar. “O intuito é fazer com que ela saiba que pode contar com a gente. Que podemos ir até a casa dela, às vezes, só para ouvi-la ou para ensinar técnicas parentais – sling, ofurô e shantala. Todas as evidências dizem que, para eu ter o aleitamento materno exclusivo, preciso de rede de apoio e de referência. Tentamos ser essa referência e essa rede, para que a mulher saiba lidar melhor com esse momento”, disse a professora de Fisioterapia da Unifesp, Fernanda Cockell, à frente do Abrace seu Mundo.