Da redação
A Prefeitura de Santos anunciou que lançará o Programa de Inclusão Cultural (PIC) nessa quarta-feira (30), às 19h, no Teatro Guarany. O programa tem como foco incluir pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho e viverem novas experiências ligadas à cultura.
Na ocasião, os presentes terão oportunidade de assistir à palestra de Romeu Sassaki, considerado o “pai da inclusão” e especialista em educação inclusiva, reabilitação profissional e emprego apoiado, com graduações nos EUA, Reino Unido e Itália, atuando há 60 anos em consultorias sobre a autonomia da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. A noite de lançamento terá também a apresentação do Coral do Projeto Tam Tam.
O pai da inclusão
Desde 1960 atuando no ramo da consultoria sobre a autonomia da pessoa com deficiência no mercado, Romeu Kazumi Sassaki é considerado o “pai da inclusão no Brasil”. Aos 80 anos, ele é o maior pesquisador brasileiro atuante sobre a educação, autonomia e direitos das pessoas com deficiência, acumulando diversos livros publicados, entre eles Inclusão no Lazer e Turismo (2003), Inclusão – Construindo uma Sociedade Para Todos (2007) e As Sete Dimensões da Acessibilidade, lançado este ano.
Sassaki escreveu diversos artigos para revistas especializadas como a Revista Nacional de Habilitação, e coleciona ainda artigos internacionais e livretos sobre terminologias e nomenclaturas inclusivas.
O pesquisador e professor foi responsável pela tradução da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (CPDP) para o português, e atualmente traduz também os relatórios mensais da Organização das Nações Unidas (ONU), na Enable Newsletter.