Por Alexandre Piqui
A ação de vândalos não poupa nada, nem o serviço que tem por finalidade auxiliar na mobilidade urbana. No domingo (10), o operador de câmera Leandro Delpech passeava com a filha pela Avenida Almirante Cochrane, no Canal 5, no bairro Aparecida em Santos. Ao passar próximo a Rua Conselheiro Lafaiete viu uma bicicleta do serviço de compartilhamento jogada dentro do canal.
Para ele, o ato foi de vandalismo. “Caso alguém tivesse caÃdo, no mÃnimo, ficaria um rastro. Mas não tinha arranhões na paredeâ€, conta. A cena causou revolta. “É uma falta de respeito. Como uma pessoa seria capaz de fazer aquilo? É não pensar no próximo!â€, acrescenta Leandro.
Ele disse ao MAIS SANTOS que moradores tiraram a bike do canal. Em nota, a Grow, dona das marcas de compartilhamento de bicicletas e patinetes Grin e Yellow, informa que trabalha na conscientização da população para garantir a integridade dos equipamentos e busca colaborar permanentemente com as autoridades de segurança pública de Santos.
A empresa diz ainda que conta com um time de guardiões – sua equipe de rua, destinada ao monitoramento e organização das operações – e todas as bicicletas e patinetes são rastreados por sistema GPS, o que já levou à recuperação de equipamentos.