Da Redação
A pandemia de coronavÃrus pelo mundo não deixou o esporte de fora. A todo instante, um evento é suspenso e/ou cancelado em função do Covid-19. O último é a Libertadores da América. A Conmebol liberou apenas os jogos desta quinta-feira – entre eles, o Gre-Nal na arena tricolor. A partir da próxima rodada, a competição será paralisada.
A Conmebol divulgou a suspensão da Libertadores no Twitter. No comunicado, a confederação sul-americana destaca os jogos da semana entre os dias 15 e 21 de março – entre eles, o duelo entre Santos e OlÃmpia, na Vila Belmiro, inicialmente marcado para terça (17). Além disso, avisa que os ajustes ao calendário da competição serão feitos nas próximas semanas.
A entidade que comanda o futebol na América do Sul também ratificou o adiamento das duas rodadas iniciais das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, que aconteceriam no final do mês – o Brasil enfrentaria a BolÃvia, em Recife, e o Peru, em Lima.
Outros esportes
Na Fórmula 1, o GP da Austrália, que abriria a temporada, deve ser cancelado – o anúncio deve ocorrer na manhã desta sexta- noite de quinta no Brasil. Anteriormente, a McLaren já havia anunciado que não participaria da prova, uma vez que membros de sua equipe foram afetados pelo coronavÃrus.
Mais cedo, a chama olÃmpica foi acesa na Grécia, dando inÃcio ao revezamento da tocha, de olho nos Jogos OlÃmpicos de Tóquio. A cerimônia, contudo, foi bem discreta e restrita a convidados e jornalistas – sem público. Além disso, várias modalidades já têm seu calendário de classificação e/ou preparação para a OlimpÃada afetados pelo coronavÃrus.
Na última quarta, foi a NBA, a Liga Profissional de Basquete dos Estados Unidos, quem suspendeu o restante da temporada. O duelo entre Jazz e Oklahoma City Thunder foi adiado depois que os jogadores já estavam em quadra. Todos eles voltaram para o vestiário e ficarão em quarentena até que exames sejam colhidos.
Foto: Ivan Storti/Divulgação/Santos FC