O presidente Jair Bolsonaro anunciou neste sábado (21), que uma nova droga que está sendo pesquisada pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, tendo como componentes a hidroxicloroquina e a cloroquina será testada em pacientes com o Covid-19. “Profissionais do Hospital Albert Einstein me informaram que iniciaram o protocolo de pesquisa, para avaliar a eficácia da cloroquina em pacientes com Covid-19”, anunciou Bolsonaro.
“Me reuni com o senhor ministro da Defesa e decidimos que o laboratório quÃmico e farmacêutico do Exército deve imediatamente ampliar sua produção desse medicamento”, acrescentou. Mais uma vez ele usou de uma rede social para falar aos brasileiros, tendo como “produtores” os três filhos. O presidente trajava uma camiseta com os dizeres “São Vicente – 1ª Cidade do Brasil”.

Bolsonaro ressaltou que, por enquanto, a exportação deste medicamento está suspensa, com o objetivo de evitar o desabastecimento do mesmo no PaÃs, já que a medicação também é usada cronicamente em outros pacientes. “Esse medicamento também é usado no Brasil para combater a malária, o lúpus e a artrite. Tenhamos fé que, brevemente, estaremos livres desse vÃrus”, declarou, confiante.
Nesta última sexta-feira, depois do vazamento de que os princÃpios ativos da droga pesquisada pelo hospital havia se tornado promissora no combate ao Covid-19, houve uma corrida desenfreada à s farmácias em busca do remédio. Mas, autoridades médicas e sanitárias não comprovara, ainda essa a eficácia para a cura do novo coronavÃrus.
Foto: Reprodução