Da Redação
Na manhã deste sábado (4), logo após o inÃcio dos bloqueios no calçadão de toda orla santista, a Guarda Civil Municipal apreendeu duas pranchas de surfe. Os praticantes da modalidade tentaram desobedecer o decreto que proÃbe a circulação de pessoas no local.
A medida foi anunciada na sexta-feira (3) e tem validade de uma semana, podendo ser ampliada ou flexibilizada após esse perÃodo, de acordo com a evolução dos contágios pelo novo coronavÃrus na Cidade. Já a ciclovia fica limitada à queles que utilizam bicicleta para trabalhar, ficando vetada para atividades esportivas, turÃsticas e de lazer. Em Santos, há quase 100 casos confirmados da doença.
Para controle do acesso, a GCM vai manter viaturas por toda a extensão da praia. Também serão utilizados gradis e fitas zebradas para isolamento da área. Já com o objetivo de ampliar a conscientização dos munÃcipes, um carro de som vem transmitindo instruções de prevenção e panfletos informativos serão distribuÃdos aos moradores dos edifÃcios da orla.
Em caso de desrespeito à s determinações, a PolÃcia Militar poderá ser acionada, com respaldo do artigo 268 do Código Penal, que prevê pena de detenção e multa.
Decretos
Em março, a Prefeitura publicou os decretos nº 8.896 (dia 19) e 8.898 (dia 20), declarando, respectivamente, situação de emergência e estado de calamidade pública na Cidade.