Por Marcelo Bragança
Neste domingo de páscoa (12), às 19h, o Prefeito Paulo Alexandre Barbosa fez uma live em suas redes sociais falando sobre as medidas de enfrentamento desta semana e da próxima. Dentre os destaques para as medidas econômicas, disse que ele, o vice prefeito e os secretários vão reduzir os seus salários em 30% a partir de abril e até os próximos 3 meses.
Paulo Alexandre também informa que já há a suspensão dos protestos extra judiciais da dívida ativa por 90 dias, incluindo também os processos administrativos fiscais da Prefeitura. “Para esta segunda (13), será conduzido para a Câmara um projeto de lei que atualiza o parcelamento facilitado dos débitos comuns.
“É importante dizer que este período de dificuldade vale para todos. Nosso perfil de arrecadação é ISS, Imposto Sobre Serviço. Por isso também adotamos algumas providências no âmbito da administração. Estamos arrecadando muito menos e tendo mais despesas. Por isso, amanhã, vamos assinar um decreto que determina que todos os meus secretários renegociem os contratos das suas secretarias com o pedido de desconto para que a Cidade possa ter menos despesa. Vamos iniciar pelos contratos maiores e vamos renegociando um a um dentro desta prioridade”.
Dentre os destaques, informou que conforme o Boletim deste domingo, desde o início da pandemia, Santos conta com 14 óbitos registrados decorrentes ao novo coronavírus e mais de 200 casos confirmados. “No mundo, já temos mais de 100 mil mortes decorrentes da doença no mundo inteiro”, diz o político.
O político também destacou que neste sábado (11), houve o falecimento da servidora da prefeitura e do Hospital Guilherme Álvaro, Marisa Menezes, de 61 anos. “Tudo indica que também foi pela Covid-19”. Em relação a este assunto, o político prestou condolências à família da funcionária.
Uma dúvida que grande parte da população tem é sobre a manutenção das medidas de isolamento social. Paulo Alexandre voltou a mencionar que elas ainda estão vigoradas até o dia 22 de abril.
Já sobre as carreatas sobre o isolamento social que aconteceram neste final de semana, o prefeito diz que é por estas pessoas que também estão trabalhando. “Estamos tendo resultados positivos. A cidade está indo bem. É reflexo das medidas. É mérito de todos que estão agindo em prol do bem comum. Entendo as manifestações, mas estamos no caminho certo”.
Leia sobre alguns dos outros destaques discutidos na transmissão.
PLANO DE CONTINGÊNCIA
“O plano de emergência está em andamento. Este é o nosso foco. São 10 prédios que estão sendo montados para esta finalidade. O Hospital dos Estivadores já funcionando e a Santa Casa, na qual alugamos os leitos, também. A boa notícia é que ainda não preenchemos estes leitos”.
Conforme Paulo Alexandre, no próximo domingo (19) haverá a abertura da UPA da Zona Leste. “Estamos finalizando a equipagem. “Vamos mudar a estratégia de atendimento deste local. Será focado em pacientes para o Covid-19 em função do momento que estamos vivendo.]
Dentre os destaques, o prefeito também disse que está concluindo a nova ampliação da UPA Central. Mais leitos sendo disponibilizados.
ALIMENTAÇÃO
Segundo Paulo Alexandre, já foram distribuídas cestas para 4065 famílias. “Além destas, nós ampliamos o Bom Prato. Estamos oferecendo café da manhã, almoço e jantar, todos os dias”.
A partir desta quarta (15), vamos adotar uma nova rodada de entrega, não só para quem é do Bolsa Família, mas também para famílias que estão em situação de extrema pobreza.
Quem é do Bolsa Família, também recebe o Bolsa Alimentação. Mas, nesta semana, após aprovação do projeto de lei na Câmara, outras famílias muito pobres também poderão ser incluídas nesta medida.
POPULAÇÃO DE RUA
A Prefeitura vai abrir mais um espaço para as pessoas em situação de rua. Este trabalho será feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
Todas as medidas que tomamos tem base científica, técnica.
SISTEMA UNIFICADO DE INFORMAÇÕES.
“Estamos ampliando esta discussão e criando um grupo técnico específico para analisar a evolução da doença. Neste sistema é possível que hospitais e laboratórios possam passar dados em tempo real para a Prefeitura. Quanto mais informações corretas mais probabilidade de acertos temos na tomada de decisão”.
FEIRAS LIVRES
“Tem sido objeto de muitas reclamações. Pedimos a conscientização das pessoas que frequentam, que estão no dia a dia, o discernimento de manterem a distância. Não queremos interromper estas atividades para não causarmos o desabastecimento. Seria o pior mal para estas famílias”.
“A partir de hoje vamos ter os gradios colocados nas feiras. Cada barraca foi reduzida em 50%. O gradio vai ter uma distância do atendimento para o feirante de mais de 1m. Inclusive, terão que trabalhar com máscaras e luvas. Também vamos ampliar o rigor de fiscalização.
NAVIOS
As medidas ainda continuam as mesmas, com fiscalização em tempo real.
BOAS NOTÍCIAS
Em Santos, duas senhoras de 95 e 97 anos tiveram alta hospitalar em relação a Covid-19.