PUBLICIDADE

Sem Juridiquês

Estou sofrendo SEXTORÇÃO. E agora?

Por João Freitas

Tive um namorado e durante um bom tempo nos relacionamos com muito respeito e amor. Apesar de vivermos bem, ele sempre foi muito ciumento. Após um lamentável episódio, mediante uma cena de ciúmes, acabei levando um soco na cabeça e, em seguida, pelo WhatsApp, ele disse que iria me submeter a algo “absurdamente vergonhosoâ€. Momentos depois, ele publicou no facebook e instragram, minhas fotos íntimas. Estou apavorada e envergonhada, nunca imaginei que isso poderia ocorrer por parte dele. O que devo fazer?
Lamentável o ciúme que deixou de suprir tudo aquilo que um casal viveu durante inúmeros momentos de felicidade e cumplicidade.

No seu caso você sofreu uma SEXTORÇÃO, que é uma vingança feita com a divulgação do que antes era apenas íntimo ao casal. Esta ação era utilizada inicialmente para denominar a prática, segundo a qual se enviavam mensagens de texto por meio do telefone móvel, com conteúdo picante ou excitante.
Atualmente passou-se a incluir fotografias ou vídeos de conteúdo erótico e pornográfico que são enviadas por meio de telefones celulares e smartphones. Como ocorria originalmente com a mensagem, a imagem é produzida pelo remetente fotografando ou gravando seu próprio corpo e o destinatário pode ser o seu parceiro sentimental ou então alguém com que queira manter um flerte ou paquerar.
S E X T O R Ç Ã O – Isto foi o que seu namorado fez com você!
Neste caso sugiro que seja feito um boletim de ocorrência pelo crime de ameaça por ter compartilhado suas fotos íntimas. Provavelmente ele será condenado a prisão e a pagar multa.
Para comprovar o crime é importante possuir as conversas que ele teve com você por whatsApp, o que demonstrará a prática delitiva, para que ele possa ser condenado.
Além disso, você deverá levar algumas testemunhas que poderão comprovar que receberam suas fotos íntimas pelas redes sociais.
Além da punição criminal, você poderá requerer uma indenização por danos morais pela exposição pública que sofreu.
Segundo dados da ONG Safernet, a violência contra a mulher na internet vem crescendo. Em 2018, foram registradas 16.717 mil denúncias, o que representa mais de 45 casos por dia. Em 2017, foram 961. Ainda segundo a instituição, foram 669 casos envolvendo o vazamento de nudes, a chamada sextorsão – o crescimento é de 132% em relação a 2017.
O importante é que essas atitudes sejam cada vez mais punidas pelo Judiciário, não permitindo que a internet seja considerada “terra de ninguémâ€.
Por fim, ainda que você seja reparada civilmente e criminalmente, o abalo psíquico nunca mais será curado. Portanto tenhamos lucidez e cuidado em não permitir que nossa privacidade seja invadida e devorada por um terceiro.

#sextorção
#procuresempreumadvogado
#nudesinternet