PUBLICIDADE

Música

Bertioga recebe Festival de Bandas e Fanfarras no sábado (15)

A cidade de Bertioga se prepara para receber o ‘1º Festival de Bandas e Fanfarras’ no próximo sábado (15). O evento contará com a presença de 10 bandas vindas dos municípios de Amparo, São Sebastião, Cubatão, Mogi das Cruzes e da cidade anfitriã, divididas em Fanfarras, Bandas Marciais e de Percussão. As apresentações acontecerão na Avenida 19 de Maio, no Centro, próximo ao Lions Clube, a partir das 10 horas.

Diferente dos concursos, o Festival é caracterizado pelo desfile das bandas, com dois ou três números de música e coreografias. Ele é pensado para apresentar as bandas que ainda não possuem estrutura para participar de concursos, e é uma oportunidade para se divertir e conhecer esse trabalho, que era popular antigamente e está sendo resgatado pela Associação de Bandas e Fanfarras do Litoral Paulista (AFABAN). “O Festival não exige que os inscritos sejam bandas grandes com um trabalho consolidado. Nós queremos dar força para quem está começandoâ€, explica o vice-presidente da entidade, Delgado Pios.

De acordo com o presidente da AFABAN, Luiz Carlos Ferreira, esses eventos são uma conquista para as crianças e os adolescentes. “Precisamos esquecer os desfiles de 7 de setembro, as bandas são mais do que isso e tem muito para mostrar. Queremos que eles façam eventos o ano inteiroâ€, diz Ferreira. É importante lembrar que todas as apresentações têm o objetivo de despertar o interesse pela musicalização.

Em Bertioga, serão aproximadamente 1.500 instrumentistas em shows surpreendentes e de muito bom gosto. Mas, ainda este ano, serão realizados o ‘Concurso de Bandas e Fanfarras’ de Ubatuba, no dia 14 de outubro, na Avenida Dona Maria Alves, com premiação para os três primeiros colocados, e o ‘Festival de Bandas e Fanfarras’ de Cubatão, no dia 24 de novembro na Praça Principal do Conjunto Rubens Lara.

O evento tem a realização da Organização Social Abaçaí – Cultura e Arte, do Conservatório de Tatuí e da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo. O apoio é da Associação das Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto, Associação Paulista de Fanfarras e Bandas, Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista (AFABAN) e Prefeitura de Bertioga.

AFABAN – A Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista (AFABAN) é um órgão representante da classe em nosso Estado, e uma das mais atuantes instituições do país. Foi fundada na década de 90, com a finalidade de congregar os maestros das bandas e fanfarras do Estado para um fórum de discussões sobre a realidade e as possibilidades das corporações musicais.

Em seus 28 anos de existência, a Associação já realizou diversos projetos que beneficiaram a população e seus filiados, entre eles desfiles, cursos e concursos de bandas e fanfarras em parceria com instituições públicas e privadas.

SERVIÇO
‘Festival de Bandas e Fanfarras’
Data: 15 de setembro
Horário: a partir das 10h
Local: Avenida 19 de Maio, no Centro, próximo ao Lions Clube – Bertioga

Foto: Divulgação