Da Redação
Depois da forte chuva que atingiu a Baixada Santista e deixou a cidade de Guarujá como a mais afetada, o trabalho é de reconstrução e solidariedade. Para ajudar as famílias desabrigadas, um jogo beneficente está marcado para o próximo dia 21 de março, às 10 horas, no campo do Santa Rosa.
No início dessa semana, o acumulado de chuvas em Guarujá atingiu 405 mm em 72 horas, sendo 282 só nas primeiras 12 horas, número superior ao previsto para todo o mês de março. Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, é um volume extremamente alto, considerando-se as medidas históricas no Estado.
Ao todo, 228 pessoas estão acolhidas na Escola Municipal Dirce Valério (Av. Dom Pedro I, 340 – Jardim Tejereba). Na unidade municipal de ensino, os munícipes estão recebendo atendimento médico e psicológico, além dos cuidados básicos de alimentação, higiene e acomodações para descanso.
Doações
Conforme o FSS, atualmente, as prioridades são itens de higiene pessoal, fraldas e alimentos não perecíveis. Apesar do destacado, quem quiser ajudar as vítimas pode doar também: água potável, roupas de cama, materiais de higiene e ração animal, ressaltando que roupas não são mais necessárias.
Os pontos de arrecadação e entrega oficiais de doações são o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá (Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549 – Centro) e Escola Municipal Dirce Valério (Av. Dom Pedro I, 340 – Jardim Tejereba). Caso exista a possibilidade de ajudar diretamente vítimas ou regiões afetadas, a atitude também é recomendada.
(Foto: Mais Santos)