
Praia do Góes (Divulgação/ Imprensa Guarujá)
Um grupo técnico da Prefeitura de Guarujá esteve na Praia do Góes, no último dia 8, para apresentar aos moradores dois projetos: de uma nova passarela à Santa Cruz dos Navegantes, e de saneamento doméstico. A visita foi conduzida pela Ouvidoria Municipal, e contou ainda com a participação do Poder Legislativo, através de membro da Comissão de Assuntos Relevantes.
No encontro, o primeiro projeto exposto foi sobre o acesso que liga a Praia, à Avenida principal de Santa Cruz dos Navegantes. Esta é uma reinvindicação antiga e a proposta da Prefeitura é construir um acesso iluminado, por meio de uma passarela de madeira resistente às intempéries, utilizando-se ainda das rochas existentes.
Hoje, a Praia do Góes abriga mais de 300 famÃlias, que sofrem quando precisam sair do local, já que a trilha principal de acesso pelo morro (ligando a Praia à Santa Cruz) fica inviável nos dias de mau tempo. E, dependendo das condições climáticas, a locomoção de barco também é prejudicada. Ao longo do tempo, questões como a dragagem no canal do estuário têm provocado, por exemplo, diversos danos à quela região, como a diminuição da faixa de areia.
Conforme o diretor de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura, Renato Cardoso, o objetivo da Administração Municipal é realizar as devidas ações, além de manter e preservar a Praia do Góes como paraÃso que é. “Tomamos conhecimento dos fatos e viemos apresentar alguns projetos, após acionarmos demais secretarias competentes, para o devido planejamento, orçamento e execução”.
A Praia do Góes é uma área pertencente à Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Alguns moradores vivem lá há mais de 50 anos. É o caso de Léia Gonzalez, há 13 anos reside na Praia, mas a frequenta há mais de 52 anos. “Quando chove muito ficamos ilhados e não temos como sair. Espero que com a conversa de hoje, as coisas finalmente saiam do papel. Aqui é um lugar maravilhoso, tranquilo”.
O arquiteto da Secretaria de Planejamento e Gestão de Guarujá, André Mendes, falou sobre o estudo preliminar. “Existe mais de uma solução e a possÃvel, no momento, é fazer um deck de madeira resistente à maresia, contando com ferragens em inox, para resistir à força do mar e das intempéries. Outros métodos estão sendo estudados paralelamente, com a utilização das pedras. Aliás, há a necessidade de todos os estudos, que requer ainda um licenciamento ambiental”.
Outro projeto apresentado aos moradores é a proposta de saneamento doméstico (fossa séptica). A ideia é também verificar junto à Codesp, como o órgão pode auxiliar a Prefeitura no custeio das melhorias. A reunião com moradores de Santa Cruz dos Navegantes é o primeiro encontro dentro do Projeto Ouvidoria Itinerante, em diversos pontos do MunicÃpio. Além disso, em breve, Santa Cruz receberá o segundo posto da Ouvidoria na Cidade.