Por Silvia Barreto
Da Revista Mais Santos
Comprovado: fofocar pode fazer bem à sua vida! Prova disso é o quadro “A Hora da Venenosa”, no Balanço Geral da Record TV Litoral, apresentado, diariamente pelos jornalistas Alexandre Furtado e Mabell Reipert com índices de audiência bastante positivos.
A descontração é, também, fora da telinha. Pelas redes sociais é comum a produção de vídeos em que os apresentadores falam do seu dia a dia e, claro, fazendo brincadeiras entre si. Aliás, esta harmonia criou uma marca: “A Peruona Rica”, que inicialmente era somente uma referência criada por Furtado para a amiga Mabell, mas que se tornou a sua porta de entrada no mundo dos negócios.
A Revista Mais Santos foi conhecer um pouco mais de como é o trabalho feito por ela, que tem uma referência de peso na família: Fabíola Reipert, apresentadora do mesmo quando no Balanço Geral Tarde na Record TV em São Paulo.
Conheça um pouco mais da fofoqueira mais querida da Baixada Santista.
REVISTA MAIS SANTOS – Conte sua trajetória antes de iniciar sua participação no quadro “Venenosa” no Balanço Geral da Record TV Litoral.
MABEL REIPERT – Iniciei na área de comunicação aos 15 anos. Eu pegava onda de Bodyboarding e, como o esporte estava em ascensão, resolvi fazer um jornal voltado a modalidade, o Jornal Drop. Meu pai era um grande jornalista e me incentivou e muito desde o início.
Fiz por anos o jornal. Depois, passei a editar outros tablóides, montei a minha empresa de comunicação, a Reipert Comunicação, fiz alguns programas de TV voltados à cobertura de eventos e entrevistas, passando por TV COM, TV UNISANTOS, SANTA CECÍLIA TV, VTV SBT, trabalhei por alguns anos no Jornal A Tribuna, de Santos, e por um acaso do destino fui convidada a fazer A Hora da Venenosa na Record TV Litoral, onde graças a Deus estou feliz e super bem.
REVISTA MAIS SANTOS – Quais foram os desafios para, então, a irmã da Fabíola Reipert?
MABELL REIPERT – Eu e a Fabiola somos bem diferentes. Eu sempre fui muito mais atirada, enquanto ela, completamente fechada e envergonhada. Ela iniciou como Venenosa há mais de 13 anos, conseguiu conquistar o seu espaço e sucesso com o tempo. No início, era odiada por todos, hoje é amada pela maioria, como (Reinaldo) Gottino (apresentador do Balanço Geral SP) mesmo diz, a ‘’Venenosa mais amada do Brasil’’. No início, eu relutei quanto a minha participação como Venenosa. Achei que muitos poderiam pensar que eu queria imitá-la. Sempre trabalhei com outras editorias, e não me via falando sobre celebridades. Mas aconteceu: o público aceitou e hoje nós duas conseguimos conquistar os nossos telespectadores de uma forma bem carinhosa, onde muitos ainda confundem uma com a outra. Muitos acham que somos gêmeas, e tudo isso fica até engraçado.
REVISTA MAIS SANTOS – O ano de 2019 foi o da mudança na sua vida profissional e pessoal, com o início da participação no Balanço Geral da Record TV Litoral no quadro “Venenosa”? Por quê?
MABELL REIPERT – Não posso dizer que foi a mudança na minha vida profissional, mas sim a propagação de um trabalho que eu vim plantando desde os meus 15 anos. Sempre trabalhei na área, antes mesmo de entrar na Faculdade em 1993, mas posso dizer que com a entrada na TV Record ganhei bem mais visibilidade. Sempre busquei ser muito profissional em todos os trabalhos que eu fiz e faço. Portanto, o respeito sempre existiu.
REVISTA MAIS SANTOS – A fofoca está mesmo no sangue da família Reipert? Qual a sua opinião quando fazem essa referência para você e sua irmã?
MABELL REIPERT – Eu fico um pouco sem graça, porque mesmo o povo nos assistindo, e são muitos viu, hahahahhaha, a fofoca não é muito bem vista por alguns. Mas tanto eu quanto a Fabíola passamos a informação de forma que não colocamos a pessoa numa situação difícil. Muitas vezes ocultamos coisas que sabemos para não deixar a pessoa numa situação difícil. Tem coisas que não precisamos e nem devemos falar, pois pode levar a reputação e a imagem da pessoa para o lixo. Mesmo com as notícias, o respeito ao próximo e a ética na profissão é primordial.
REVISTA MAIS SANTOS – Como é a busca pela informação em um segmento tão restrito como são os artistas?
MABELL REIPERT – O que mais tem é notícia de celebridades e subcelebridades nas redes sociais. Quando eu preparo o conteúdo da A Hora da Venenosa, procuro buscar as informações mais picantes, que dê para puxar um ‘’veneninho’’, uma ‘’brincadeira’’. Dar uma notícia que simplesmente uma personalidade foi vista passeando no shopping não é notícia para o meu programa. Mas contar que uma celebridade se separou porque foi traída, por exemplo, chama mais atenção do telespectador. Peneirar as notícias é essencial para que conseguimos segurar o telespectador do início ao fim do programa, e isso estamos conseguindo.
REVISTA MAIS SANTOS – As pessoas acham ser fácil fazer “fofoca” todos os dias, mas você também tem desafios. Como é sua rotina?
MABELL REIPERT – Realmente tem dias que as celebridades não aprontam, e com isso as notícias ficam escassas, mas eu busco as informações até o fim e sempre acho notícias que são interessantes. Um simples dizer de uma personalidade numa entrevista, mesmo que seja antiga, já é notícia e curiosidade para o Programa.
REVISTA MAIS SANTOS – Você já recebeu alguma crítica de algum artista pelo seu trabalho?
MABELL REIPERT – Critica não, mas em uma das vezes que eu fiz a Venenosa em São Paulo, que acaba sendo transmitido para o Brasil e em outros países, um cantor entrou em contato com a Fabíola, irritado porque eu havia dado uma notícia sobre ele e queria que eu desmentisse, mas claro que não fiz. Não liguei, ficou por isso.
REVISTA MAIS SANTOS – A Fabíola dá algum auxílio no dia a dia, como indicar uma notícia mais quente ou uma fonte para confirmar determinada informação?
MABELL REIPERT – Procuro preparar sozinha o meu programa, e nossas notícias são bem parecidas. Eu entro antes que eles em SP e muitas das notícias que eu dou, eles dão também. Mas, claro, que se eu precisar de ajuda, tanto ela, quanto a equipe toda de SP me ajudam sim. Muitas das matérias que rendem e que chegaram até a mim, eu compartilhei com eles em SP e rendeu.
REVISTA MAIS SANTOS – Quando estão em família, nas horas de lazer, você e a Fabíola “trocam figurinhas” sobre as fofocas que estão bombando nas redes sociais?
MABELL REIPERT – Não, a Fabíola é muito discreta, sempre foi e procuramos nem falar sobre o assunto. Claro que, se tiver algum que seja muito relevante, a gente acaba comentando entre nós, mas nada muito extensivo.
REVISTA MAIS SANTOS – Você acredita que exista alguma concorrência entre vocês?
MABELL REIPERT – De jeito nenhum. Uma apoia a outra, como sempre nos apoiamos desde sempre. Crescemos juntas, estudamos juntas, e o apoio é recíproco. Somos muito unidas, ou melhor, eu, ela e meu irmão, Hermann Reipert. Um sempre defendendo e ajudando o outro. Amo meus irmãos.
REVISTA MAIS SANTOS – Tem alguma “fofoca” que você ainda não contou que possa passar aos nossos leitores?
MABELL REIPERT – Tenho sim, estou muito feliz em poder compartilhar um pouquinho da minha trajetória com vocês e poder dizer que eu já fiz parte desta revista há um tempo atrás como colunista, hahahhaha. Revista maravilhosa, que vem crescendo e ganhando espaço a cada dia.
REVISTA MAIS SANTOS – Como sua família avalia o trabalho das irmãs? Eles ajudam com alguma informação que tenham visto e passam para vocês?
MABELL REIPERT – Minha mãe é super orgulhosa. As pessoas sempre perguntam para ela como é ser mãe de duas famosas. Para nós, não somos famosas. A gente não leva para este lado, mas, sim, duas profissionais que passam as informações das celebridades para os nossos telespectadores. Fora da TV somos pessoas simples, normais e que valorizam – e muito – as pessoas que nos assistem, que vibram pelo nosso sucesso e que nos valorizam. Tudo isso não tem preço. A família toda adora o nosso trabalho. Todos têm, sim, muito orgulho, vibram quando estamos na TV, tiram fotos, compartilham e, claro, quando tem uma fofoquinha, passam tudo para a nós.
REVISTA MAIS SANTOS – Quais os membros da sua família que são seus maiores fãs?
MABELL REIPERT – Meu saudoso pai, grande jornalista, que foi a minha real escola. Saudades eterna! Minha mãe, nosso alicerce, sempre ao nosso lado dando total apoio e carinho. Meus irmãos que eu amo, como disse acima, somos muito unidos. Minha filha amada, Marina Reipert, não tenho palavras para dizer o quanto a amo. E meu marido querido, parceiro para todas as horas, Leonardo Marão. Graças a Deus tenho uma família abençoada. E, para finalizar, meus bichinhos que eu amo: os cachorros Clifa Maria, Cliford Hugo, Bartolomeu de Gusmão, Amora Helena e a gatinha Mylie.
REVISTA MAIS SANTOS – O crescimento do seu trabalho abriu as portas para outros segmentos. Quais são os projetos desenvolvidos, fora a TV?
MABELL REIPERT – Nunca tive medo de nada. Prefiro arriscar do que me arrepender de não ter feito. Além do meu trabalho na Record TV, abri uma escola de cursos de capacitação e uma clínica de estética. Além da marca Peruona Rica que está estourando…
REVISTA MAIS SANTOS – A marca “Peruona Rica” se tornou sua marca. Como ela surgiu e de que forma está inserida em seus projetos?
MABELL REIPERT – Eu não podia deixar de falar de uma pessoa muito especial para mim, que faz parte desta trajetória: Alexandre Furtado, apresentador do Balanço Geral e meu parceiro de bancada da A Hora da Venenosa. Ele chegou aqui há dois anos e a nossa sintonia é maravilhosa. Quando trabalhamos em conjunto, o negócio vai longe. O respeito é essencial e isso acontece entre nós. Um vibra pelo outro, um apoia o outro e isso é notado entre os telespectadores Foi ele quem começou a me chamar de Peruona Rica, brincando com a forma que eu me visto: salto alto, blazer, as vezes uns colares mais ‘’esparafatosos”. E o apelido pegou. As pessoas na rua me chamam de Peruona, Perua e eu gostei da ideia. Registrei o nome e lancei, por enquanto, os cremes body splash, em parceria com a Greenlakes, e o meu perfume importado, em parceria com a Lord Gifts. Alexandre também lançou o perfume dele, escolhemos uma fragrância de um importado e colocamos o nosso nome. Muita coisa está por vir ainda, se Deus quiser.
REVISTA MAIS SANTOS – Quais são seus projetos futuros?
MABELL REIPERT – Estou com 48 anos e já consegui conquistar durante esta minha trajetória a maioria das coisas que eu queria. Agora quero me dedicar ao meu Programa na TV, a minha escola e a minha clínica. Pretendo viajar o mundo e curtir ao lado de meus familiares.