PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Baixada Santista tem mais de 300 pessoas desabrigadas após o temporal que atingiu a região; saiba como ajudar

Em Praia Grande, 200 famílias estão fora de casa. Na cidade de Mongaguá, mais de 120 pessoas.

Vídeo: Reprodução / Redes Sociais

Da redação

A Baixada Santista tem mais de 300 pessoas desabrigadas ap√≥s o temporal que atingiu a regi√£o nesta ter√ßa-feira (5).¬†A Prefeitura de Praia Grande interditou preventivamente 200 im√≥veis no bairro Jardim Alice, uma das regi√Ķes mais atingidas. A decis√£o foi tomada e implantada nesta quinta-feira (7), diante dos riscos, pelo Instituto de Pesquisas Tecnol√≥gicas (IPT) e Defesa Civil.¬†O volume de chuva esperado, na cidade, para mar√ßo era de 366 mm, mas em apenas sete dias j√° foram registrados 411 mm.

Conforme a administração municipal, famílias da região estão sendo cadastradas pela Secretaria de Habitação (Sehab). O objetivo é saber quantas famílias precisam receber o Bolsa Moradia, após terem as casas interditadas devido ao grande fluxo de água que desceu do morro.

A Escola Municipal Cidade da Criança está funcionando como abrigo no bairro. Apesar disso, algumas pessoas foram para a casa de parentes. Até a manhã desta quinta (7), tinham sido realizados 38 cadastros pela Sehab e 25 pela Secretaria de Assistência Social (Seas). A Prefeitura ainda está avaliando os estragos na cidade. A população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 e 153.

Mongagu√°

Mongaguá também foi castigada pelo temporal que atingiu a Baixada Santista. Das 18h de terça-feira (5) até 18h de quarta-feira (06), choveu 350mm. De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, isso é o dobro do volume esperado para o mês de março, na cidade.

Mais de 120 pessoas est√£o desabrigadas e alojadas no Gin√°sio Municipal Arturz√£o, no bairro Agenor de Campos.

Como ajudar? 

A Prefeitura de Praia Grande, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), lan√ßou uma campanha de arrecada√ß√£o de diversos produtos, como¬† roupas de cama, cal√ßados, vestu√°rios, fraldas, produtos de higiene e limpeza. As empresas interessadas em doar os eletrodom√©sticos e demais itens devem entrar em contato com a Secretaria de Assist√™ncia Social (Seas) da Cidade no telefone: (13) 3496-5001. J√° para as doa√ß√Ķes de materiais como roupas, os moradores podem entregar os itens em qualquer uma das 78 escolas municipais da cidade.

Em Mongagu√°,¬†A Secretaria de Assist√™ncia Social da cidade tamb√©m recebe doa√ß√Ķes de itens de higiene e produtos b√°sicos. Para quem quiser se informar, o n√ļmero √©: 35071074. Quem preferir, pode levar no Gin√°sio Arturz√£o.