PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Centro de Controle Operacional de São Vicente tem obras em reta final

Da Redação

Em live realizada nesta terça-feira (9) nas redes sociais, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, deu um ‘spoiler’ sobre os bastidores do novo Centro de Controle Operacional (CCO), algo inédito para a segurança pública da Cidade, que em breve será entregue, já que as obras estão da reta final.

Juntamente com os totens instalados em pontos estratégicos do Município, o CCO contemplará o primeiro sistema de monitoramento 24h da história de São Vicente.

“Às vezes, as coisas não acontecem no passo em que o cidadão deseja, e o anseio é legítimo. No entanto, estamos desenvolvendo iniciativas inéditas, começando muitas delas do zero. Nossos municípios vizinhos, como Santos, Praia Grande e Guarujá, já têm este recurso há anos. Peço a compreensão de todos, pois estamos colocando a Cidade nos eixos”, ressaltou o prefeito em sua live.

O Centro de Controle Operacional – CCO reunirá profissionais capacitados que ficarão responsáveis pelo monitoramento do Município, através de câmeras 360 graus, possibilitanto também um trabalho conjunto entre a Guarda Civil Municipal (GCM), agentes de trânsito, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e SAMU.

O novo equipamento também terá sala de gerenciamento de crise e sala de força-tarefa, para que as equipes administrem situações que envolvam a segurança pública e desenvolvam operações especiais.

Totens

Os 30 totens de segurança instalados na Cidade possibilitarão que o morador ou turista comunique qualquer situação de emergência através do botão de pânico. Neste caso, a pessoa poderá conversar com um profissional qualificado que estará no CCO, que poderá acionar a viatura da GCM e prestar o atendimento adequado.

Além disso, os equipamentos contam com leitor de placas inteligente para controlar os acessos de carros clandestinos, evitando, assim, descarte irregular e abandono de pessoas em situação de rua no Município.

Outras ações na segurança

A Administração Municipal lançou em 2021, o Programa São Vicente Mais Segura e, desde então, tem desenvolvido diversas iniciativas desde o ano passado, a fim de reformular o cenário da segurança pública na Cidade.

A atual gestão herdou apenas quatro viaturas disponíveis para rondas na Cidade. Hoje, a GCM já dispõe de dez veículos novos. Os veículos têm compartimento para transporte de armas longas e guarda-preso no porta-malas, com revestimento adequado para transportar as pessoas detidas. Além disso, possuem adaptações básicas para carros policiais: rádio, sirene e giroflex.

A corporação também foi reforçada com 17 novos agentes. Outros 16 estão em formação.

Para a vistoria da orla de São Vicente, foram reativados o pelotão ambiental e patrulhamento marítimo, e o ônibus da base móvel foi revitalizado.

A GCM intensificou as fiscalizações da ‘Operação Centro Seguro’, contando como estágio de qualificação dos agentes.

A Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos) firmou convênio com a Polícia Federal, para que os profissionais da GCM sejam habilitados para portar, de forma institucional, armas de fogo. Para isso, serão executados treinamentos de manuseio e exame psicotécnico.

Foto: Divulgação PMSV