PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Dia Mundial do Café: saiba um pouco sobre a bebida e alguns benefícios dela para a saúde

A data é comemorada nesta sexta-feira (14). Além do tradicional cafezinho preto, há inúmeras formas que aproveitar a bebida.

Foto: Imagem Ilustrativa

 

Por Vinícius Farias

Hoje é o Dia Mundial do Café, uma das bebidas mais amadas do mundo, que pode ser tomada quente ou gelada ou em versões como carioca, pingado, cappuchino, americano ou expresso. Produzido a partir dos grãos torrados da árvore cafeeira. O fruto tem origem africana, mais precisamente das regiões altas da Etiópia.

Com certeza ele faz parte da vida da maioria dos brasileiros, seja para acordar,  para acompanhar a refeição do café da manhã ou ao longo do dia.

A data foi criada em 2015, pela International Coffee Organization (OIC). A ideia dos membros da OIC era organizar uma única celebração do café em todo o mundo. Mas, como o café é amado e consumido em vários países pelo mundo, cada nação criou o seu Dia Nacional do Café.

O Brasil é o maior produtor mundial de café, desde sua chegada ao país, em 1727. Pra se ter uma noção, o  café foi o maior gerador de riquezas e o produto mais importante da história nacional. Hoje, o café continua sendo um importante gerador de divisas, contribuindo com mais de 2% do valor total das exportações brasileiras, e respondendo por mais de um terço da produção mundial.

 

Tendo em vista a importância do café, selecionamos alguns benefícios para a saúde da bebida:

 

 Melhora seu fígado e o deixa mais saudável

Muito pouca gente sabe disse, mas beber café preto realmente melhora o seu fígado. Pesquisas mostram que pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia tem chance 80% menor de cirrose do fígado. A pesquisa mostra também que quem bebe esta mesma quantidade tem 40% menos risco de desenvolver câncer de fígado.

 

Possui nutrientes importantes

O café é uma importante fonte de antioxidantes. Ele contém uma série de nutrientes, como vitaminas B2, B3, B5 e, manganês, magnésio e potássio.

 

Beber café deixa você mais inteligente

Uma das principais substâncias contidas nos café, a cafeína, é um potente estimulante psicoativo. Quando você bebe o café, uma parte dessa substância vai para o seu cérebro e gera uma série de reações químicas que faz com que seu cérebro trabalhe mais rapidamente, melhorando seu humor, energia, memória, tempos de resposta e funcionamento cognitivo geral.

 

Reduz o seu risco de doença cardíaca

Sabia que quem bebe café regularmente têm 20% menos risco de derrame e geralmente têm taxas mais baixas de doenças cardíacas?
Pois é, como a cafeína aumenta o ritmo cardíaco, o café é ótimo para a saúde cardiovascular

 

Café reduz o risco de diabetes tipo 2

Algumas pesquisas mostram que o consumo diário de café reduz em média de 7% no risco de diabetes para cada xícara diária.

 

Reduz o risco de vários tipos de câncer.

Além de diminuir o risco de câncer de fígado, como já citado aqui, o café também reduz chances de câncer de intestino. O café também reduz o risco de câncer da pele, particularmente em mulheres, em cerca de 20%.