PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Empresário realiza sonho de infância e ajuda outras pessoas a realizarem o delas

“A minha história de vida foi triste, mas eu aprendi, que a história da sua vida, você quem faz. Se você quiser ter a felicidade na sua vida vida, você tem que correr atrás. Hoje ajudar as pessoas me traz uma grande felicidade”, diz o empresário.

 

Vídeo: Arquivo pessoal

Por Vinícius Farias

Muitos dizem que os sonhos se realizam se você acreditar, outros dizem que eles se realizam por acaso ou por meio de alguém. O empresário Ricardo Shimosakai, de 55 anos desde criança tinha um sonho, voar, mas por conta de um sequestro relâmpago em 2001 ele acabou adiando o sonho.

Ele levou um tiro que o deixou com uma lesão medular, perdendo assim o movimento das pernas, mas conta que não desistiu e que seu sonho se realizou. “Eu sempre quis ser piloto, desde criança e meus brinquedos eram aviões. Só que eu só fui realizar esse sonho, após a deficiência. Acho que foi pela minha vontade de viver, eu fui em busca das coisas que eu gosto e voar era uma delas”, explica.
O empresário só conseguiu realizar seu desejo no evento, Um Salto Para a Vida, onde teve a experiência de voar em um paramotor, sobrevoando as praias de Itanhaém. A ação foi realizada pela prefeitura de Itanhaém, em parceria com a ONG Adote Um Cidadão, que atua desde 1999 em São Bernardo do Campo, mas faz diversas ações com pessoas portadoras de deficiência em Itanhaém e em todo o Brasil, como o Um Salto Para a Vida, o Surf Eficiente, além de campanhas de doação de sangue e entre outras ações.

A iniciativa também teve o apoio social dos empreendedores de paramotor e paratrike (paramotor com veículo motorizado) de Itanhaém, além da Associação Brasileira de Paramator. Os envolvidos disponibilizaram os equipamentos e garantiram ao grupo viver tal experiência.

 

Foto: Arquivo Pessoal

Segundo o fundador do projeto, Antonio Carlos Veiga. “O nosso objetivo é trazer felicidade e sorrisos na vida da pessoa portadora de deficiência. Já fizemos inúmeras aventuras e eventos, como o Salto Para a Vida, onde em 13 cidades do país, fizemos vários voos de paramotor, ou paratracker, com essas pessoas, trazendo a liberdade na vida delas” .

Ricardo mesmo tendo realizado seu sonho, buscou ajudar outras pessoas. Ele se especializou em turismo acessível. “Tive que enfrentar muitas dificuldades, que convivo até hoje e isso despertou interesse de meus colegas com deficiência, pela minha coragem e o jeito que levava as coisas. Eu vi que não era só eu que queria viajar, ou realizar os sonhos, mas tinha muita gente. Foi a partir disso que peguei como oportunidade de trabalho, o turismo acessível. Ajudar as pessoas me traz uma felicidade muito grande”.

Atualmente ele faz parte das ações da ONG Adote Um Cidadão, ajudando as pessoas a realizar seus sonhos.
“A minha história de vida foi triste, mas aprendi, que a história da sua vida, você quem faz. Se você quiser ter a felicidade na sua vida vida, você tem que correr atrás. Hoje ajudar as pessoas me traz uma grande felicidade”, diz o empresário.

 

Foto: Arquivo Pessoal