Da Redação
Na tarde desta segunda-feira (27), uma cena absurda foi flagrada na Avenida Penedo, no Catiapoã: um caminhão estacionado, a serviço de uma empresa de recicláveis de Santos, enquanto dois homens despejavam lixo e entulho em um terreno.
Equipes das secretarias de Serviços Públicos (Sesp), de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semam) e de Defesa e Ordem Social (Sedos) foram acionadas, o caminhão foi identificado e obrigado a retornar para o local do descarte para recolher o lixo.
Isso, porém, não impediu a empresa de receber uma multa da Semam, embasada no artigo 182, VI da Lei Complementar 987/20 – (Lei de Uso e Ocupação do Solo), cujo valor pode chegar a quase R$ 50 mil. Segundo a lei, é passÃvel de multa quem alterar ou concorrer para alterar as qualidades fÃsicas, quÃmicas e biológicas do solo, ar e das águas de superfÃcie ou de subsolo, com obrigação de restauração da situação anterior.
“Mudar a realidade de São Vicente e resolver os seus antigos problemas, nem sempre é tarefa simples. Há questões que passam obrigatoriamente pela mudança de atitude e conscientização da população. Vivemos essa situação frequentemente, com caminhões que entram na nossa Cidade, como se aqui fosse o quintal da Baixada Santista, para despejar entulho e lixoâ€, desabafou o prefeito Kayo Amado.
Confira o vÃdeo no Instagram @maissantos
Foto: Divulgação PMSV