Da Redação
O feriado prolongado de 7 de Setembro está chegando com a promessa de tempo bom, muitos turistas devem descer para o litoral. Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros de São Paulo, em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, fará uma ação no Terminal Jabaquara da EMTU nesta sexta-feira (3) e sábado (4) para conscientizar os banhistas sobre os riscos de afogamento.
“Mais uma vez apoiamos o Corpo de Bombeiros nesta ação que visa levar informação aos passageiros. É importante ressaltar que com cuidado, os turistas podem se divertir até o fim do feriado e subir a serra de volta somente com boas histórias”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
A praia vai ao terminal
O local foi escolhido por ser rota de quem se destina à Baixada Santista de ônibus. Para chamar atenção de quem passa, será montado um cenário de praia, com a cadeira usada pelos guarda-vidas, bandeira de sinalização de perigo, guarda-sol e equipamentos usados para socorrer banhistas. Em anexo, estão imagens da ação ocorrida no verão.
Os guarda-vidas vão explicar à população quais são os principais erros do turista descuidado e alertar sobre o perigo das correntes marítimas, das tempestades e da perigosa combinação do mar com excesso de álcool e de comida.
“Na empolgação de aproveitar tudo ao máximo, os banhistas esquecem os limites e desprezam os riscos do mar enquanto se divertem. É preciso estar atento e respeitar a sinalização colocada pelos guarda-vidas nas praias”, destaca o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo da PMESP, Major Valdizar Nascimento de Souza.
Os pais também são o foco da ação! É preciso manter os olhos atentos nas crianças e lembrar sempre de identificá-los com uma pulseirinha com nome e telefone.
Números de afogamento – Este ano, até 29 de agosto, os bombeiros já salvaram 1.741 pessoas salvas nas praias do Estado. Infelizmente, 36 banhistas morreram
Perfil
A grande maioria das ocorrências de afogamento envolve homens entre 16 e 18 anos, da Região Metropolitana de São Paulo. São turistas que descem para o litoral de manhã para voltar no fim do dia. Em geral comem demais, o que pode provocar congestão, e ingerem muito álcool, perdendo o discernimento e a capacidade de reação.