Da Redação
Com vistas à segurança na temporada de verão, a Prefeitura de Guarujá equipou a Guarda Civil Municipal (GCM) com 52 novas pistolas semiautomáticas (PT 59s), totalizando 149 armas para uso da corporação. O armamento foi entregue na última semana, em cerimônia na Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon). Atualmente, 204 agentes já estão habilitados a usar arma de fogo.
Além das pistolas, também já haviam sido adquiridas, no decorrer deste ano, armas longas, sendo três carabinas CTT.40 e duas espingardas calibre 12, que são utilizadas pelos grupamentos especializados como a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e a Força Tarefa.
Guarujá se tornou referência para formação de uso de arma de fogo na região. A GCM já habilitou guardas civis municipais de Santos e está prevista também a formação da Guarda Municipal de Cubatão, para o primeiro semestre de 2022.
O armamento da GCM contribui com uma maior sensação de segurança à população e, também, possibilita ao agente uma atuação mais efetiva em locais de comprovados índices de criminalidade. O decreto nº 12.381/2017 regulamentou o uso de arma de fogo de calibre permitido pela GCM de Guarujá.
Porte de arma
Para autorização do uso do artefato, o guarda municipal deve realizar um treinamento técnico de 160 horas para porte de armas semiautomáticas. A instrução é regulada pela Polícia Federal conforme Portaria nº 003-CGCSP/DIREX/PF/DF (3 de dezembro de 2020), e é composta por quatro etapas: avaliação psicológica, avaliação teórica, manuseio técnico e avaliação prática de tiro.
Na teórica, os GCMs aprendem sobre legislação brasileira; normas de segurança; conduta; nomenclatura e funcionamento de peças. Já na prática, são instruídos sobre Resolução de Planos, Manuseio e Manutenção. Além disso, realizam o teste de tiro em alvos de silhueta humanoide, e também, em alvos de multicores. As atividades são realizadas na Sedecon/ Coordenação de Ensino Inovação e Pesquisa (CEIP), na sede da GCM, no Forte dos Andradas e também na Base Aérea de Santos, em Guarujá.
Foto: Diego Marchi/PMG