PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Guarujá organiza Operação Independência no feriado prolongado

Da Redação

No primeiro feriado prolongado após o fim das restrições do Plano São Paulo, a Prefeitura de Guarujá organiza a Cidade para o aumento de demanda em diversos setores, com a vinda de milhares de turistas. Para tanto, o Município preparou a Operação Independência, que tem início às 7 horas desta sexta-feira (3) e tem o objetivo garantir a segurança e ordenamento da Cidade.

Haverá fiscalização já nos principais acessos ao Município, tais como Avenida Santos Dumont, com acesso à Rodovia Cônego Domênico Rangoni; Avenida Adhemar de Barros, com vistas à fila da balsa, e na entrada do bairro Morrinhos. O efetivo atuará na orla das praias e nos principais pontos turísticos, além do patrulhamento preventivo em áreas estratégicas.

A operação será coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon) em conjunto com as Polícias Militar, Civil e Rodoviária. A parceria visa ampliar a cobertura e a efetividade das ações de prevenção, educação, instrução e conscientização.

Trânsito

A Diretoria de Trânsito e Transporte Público (Ditran) vai dedicar especial atenção às ocorrências de trânsito, fiscalização de transporte e eventuais intervenções pontuais no tráfego.

A partir das 7h de sexta-feira (3), terá início a operação especial de recepção aos turistas, nas principais entradas da Cidade. As equipes vão monitorar o volume de veículos e reprogramar o tempo dos semáforos. Já no mesmo dia, começa o controle da volta dos turistas, facilitando o escoamento dos veículos que deixam o Município.

Na fila da Balsa, os agentes vão fiscalizar o acesso sentido Ferry-Boat/Santos. Serão implantados bolsões de embarque, na altura da Rua Rouxinol (Jardim Primavera), que comportam em fila dupla mais de 500 veículos diminuindo assim fluxo.

Para o patrulhamento preventivo, a Guarda Civil Municipal contará com 13 viaturas, quatro bicicletas, quatro quadriciclos e quatro motos. A Diretoria de Força-Tarefa vai intensificar o patrulhamento preventivo nos atendimentos de perturbação de sossego, pistões, combate a invasões, captura de animais, bem como fiscalização do lazer náutico no canto do Tortugas e ordenamento das praias não urbanas no Rabo do Dragão.

Uma das estratégias dos agentes municipais e policiais militares será a intensificação de abordagens e patrulhamento em localidades onde há maior incidência de roubos ou utilização como rota de fuga por criminosos, segundo estatísticas policiais.

“Todo o efetivo da Guarda Municipal e agentes de trânsito, entre outros funcionários, estará empenhado na Operação Independência”, destaca o titular da Sedecon, Luiz Cláudio Venâncio Alves. “Vamos intensificar as abordagens tanto na zona da orla quanto nos bairros, bem como atuar com dinamismo na organização do trânsito, atuando pontualmente onde for necessário, em determinado momento”, frisa.

Toda a operação envolve as equipes das diretorias da Guarda Civil Municipal, Força-Tarefa, Monitoramento e Análise de Informação e Ditran, em integração com as demais secretarias municipais. A iniciativa conta também com o reforço da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e com o serviço dos cães treinados do Canil da GCM.

Foto: Divulgação/PMG