Da Redação
A Câmara Municipal de Guarujá convocou para quarta-feira (15), a partir das 19 horas, a sessão de julgamento para votação e veredito a respeito do processo de impeachment do prefeito Válter Suman (PSDB).
A Comissão Processante foi instaurada após denúncia formulada pelo PDT, por intermédio de seu presidente, José Manoel Ferreira Gonçalves, para apurar eventuais irregularidades relacionadas à Organização Pró-Vida, à empresa AM da Silva Serviços Administrativos Ltda., à ACENI – Instituto de Atenção à Saúde e Educação e possÃvel envolvimento do Prefeito Municipal.
O caso, inclusive, foi objeto de investigação na Operação Nacar-19, deflagrada pela PolÃcia Federal, em ação integrada com a Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU). Suman e Marcelo Nicolau, ex-secretário da Educação, chegaram a ficar presos por três dias de setembro na Penitenciária de São Vicente.
A sessão no Plenário da Casa será aberta ao público, com 50% das galerias liberadas para os munÃcipes que queiram acompanhar, respeitando todos os protocolos sanitários, sendo obrigatório o uso de máscara e distanciamento social.
Vale ressaltar que a Comissão Processante esteve reunida na última sexta-feira (10) para leitura e ciência do parecer emitido pelo relator, Vereador Edmar Lima dos Santos (PP).
Após deliberações entre seus membros, a Comissão Processante protocolou junto à Presidência da Câmara Municipal de Guarujá, na segunda-feira (13), o relatório final que será lido no Plenário da Casa na Sessão de Julgamento.
Trâmite
Na Sessão de Julgamento, após a leitura do processo, quaisquer dos vereadores presentes na Sessão poderão fazer o uso da palavra por até 15 minutos. O denunciado ou seu procurador terá 2 horas para produzir sua defesa oral.
ConcluÃda a fase de manifestações orais, será procedida a votação nominal. Após a votação, o Presidente José Nilton Lima de Oliveira – Doidão (PSB) proclamará o resultado, determinando que seja lavrado em ata, expedindo o necessário.
Foto: Arquivo