O caso ocorreu no início desta quinta-feira (13), na Rua Bartira, no bairro Iemanjá, em Itanhaém. O Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou que ela teve uma parada cardiorrespiratória.
Foto: Google Street View
Por Vinícius Farias
Uma idosa de 80 anos, morreu ao sofrer uma descarga elétrica após uma árvore derrubar a fiação elétrica, em decorrência dos fortes ventos que atingiram a Baixada Santista, devido a um ciclone extratropical que se concentra na região Sul e Sudeste do Brasil. O caso ocorreu no início desta quinta-feira (13), na Rua Bartira, no bairro Iemanjá, em Itanhaém.
De acordo com a Prefeitura de Itanhaém, Iracy Alves de Oliveira e Silva foi encontrada na calçada da Rua Bartira. Segundo a administração municipal, o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado via Corpo de Bombeiros, por volta de 6h, para atender um caso de parada cardiorrespiratória em via pública, devido a choque elétrico de alta tensão.
Assim que os socorristas chegaram no local, eles apuraram que a vítima ainda se encontrava com fio energizado sobre o corpo. A prefeitura informou, que foi necessário o desligamento da energia pela empresa concessionária Elektro. Em sequência, com a constatação do óbito a Policia Militar (PM) realizou a preservação do local para realização de perícia.
A Neoenergia Elektro lamentou o falecimento da senhora Iracy Alves de Oliveira e Silva, em decorrência do acidente registrado, na manhã desta quinta-feira (13). “A empresa esclarece que a queda de um galho de árvore, após rajadas de vento de maior intensidade, provocou o rompimento de um cabo de média tensão e, consequentemente, o contato acidental”.
Segundo a Elektro, imediatamente após ser acionada, a distribuidora enviou técnicos ao local que isolaram a área e adotaram as medidas cabíveis. “A Neoenergia Elektro seguirá analisando o caso e se coloca à disposição da família e das autoridades para prestar o apoio e esclarecimentos necessários”.
Ventania forte
Vídeo: Praia Grande Mil Grau / Aconteceu em Bertioga / Praia Grande Mil Grau / Aconteceu em Bertioga / Guarujá Mil Grau / Praia Grande Mil Grau / Anderson Abreu
A ventania forte que atingiu a Baixada Santista aconteceu devido a um ciclone extratropical que se concentra na região Sul e Sudeste do Brasil. Diversas árvores, estabelecimentos, letreiros e outros pontos das cidades foram destruídos. O Porto de Santos também ficou paralisado durante 5h30, por conta dos fortes ventos.
A Autoridade Portuária de Santos (APS) registrou uma queda pontual de energia, e, além disso, parte do alambrado da ciclovia caiu, perto da Estátua do Trabalhador. A travessia de barcas entre Santos e Guarujá ficou paralisada entre 3h20 e 4h20, mas por volta de 6h já estava operando normalmente. Já travessia entre Guarujá e Bertioga estava paralisada pela manhã, mas já voltou aos trabalhos.