
imagens: Praticagem/Santos
A Baixada Santista segue em estado de atenção após a madrugada deste domingo (4) ser marcada por maré elevada, mar agitado e volumes expressivos de chuva. De acordo com atualização divulgada pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa CecÃlia (NPH-Unisanta) e pela Sala de Situação da Baixada Santista, a previsão de maré alta e ondas intensas se mantém até segunda-feira (5).
O avanço de uma frente fria provocou ventos intensos sobre a região costeira desde a noite de sábado (3), deixando o mar agitado. Sensores da Praticagem de São Paulo registraram altura significativa das ondas de 2,73 metros na BaÃa de Santos por volta das 10h10 deste domingo. O nÃvel do mar também ficou elevado, atingindo 2,04 metros na orla, à s 4h20, e 2,21 metros no interior do estuário, cerca de 30 minutos depois.
Para os próximos dias, os modelos numéricos do NPH-Unisanta indicam a manutenção de ondas do quadrante sul-sudeste, que podem ultrapassar 2 metros de altura significativa em toda a BaÃa de Santos e na orla dos demais municÃpios da região. Em relação à maré, a previsão aponta que o nÃvel do mar pode alcançar até 1,8 metro na orla da Baixada Santista e 1,9 metro no interior do estuário, que abrange áreas de Santos, São Vicente e Cubatão.
O pico está previsto para a madrugada de segunda-feira (5), por volta das 4h, representando uma elevação de até 50 centÃmetros em relação à tábua de marés. Diante desse cenário, conforme os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras do Estado de São Paulo e do MunicÃpio de Santos, toda a região de orla da Baixada Santista e o interior do estuário permanecem em estado de atenção.
Caso as previsões se confirmem, há possibilidade de inundações costeiras e alagamentos, especialmente durante os perÃodos de maré alta associados à s chuvas.
Chuvas intensas
Nas últimas 12 horas, os acumulados de chuva nas áreas urbanas da Baixada Santista variaram entre 30 e 100 milÃmetros. A previsão indica a continuidade de chuvas moderadas a fortes ao longo de domingo, com diminuição da intensidade na segunda-feira, quando são esperadas chuvas fracas a moderadas.
Os pesquisadores do NPH-Unisanta recomendam o acompanhamento constante das previsões meteorológicas e oceanográficas até o final da semana, ressaltando que os dados são baseados em modelos numéricos e podem sofrer alterações.
Mais informações detalhadas por municÃpio estão disponÃveis no site da Sala de Situação da Baixada Santista. A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os comunicados oficiais e, em caso de emergência, acionar o telefone 199.
MONGAGUà – O nÃvel das águas havia apresentado redução, porém, com o retorno das chuvas, foi registrado novo aumento em áreas do municÃpio. Em razão da situação, aproximadamente 30 pessoas estão desabrigadas e estão sendo encaminhadas para o abrigo instalado no Ginásio Arturzão, localizado na Rua Caraguatatuba, nº 82–154, no Balneário Litoral Paulista. A Defesa Civil Municipal permanece em campo, prestando auxÃlio aos munÃcipes e realizando o monitoramento da situação.

CUBATÃO – Por volta das 07h deste domingo (4), houve o extravasamento do Rio Cubatão (conhecido como Rio Pilões), ocasionando a inundação de 09 (nove) residências. A Assistência Social do municÃpio encaminhou 07 (sete) famÃlias para a Sede da Melhoramentos e 02 (duas) famÃlias para a Igreja Evangélica Vivo Deus, ambos os locais situados no próprio núcleo. As equipes da Defesa Civil do MunicÃpio permanecem em campo, realizando o levantamento dos danos e prestando suporte aos munÃcipes. Gabinete de crise SP Sempre Alerta segue monitorando.

PERUÃBE – houve alagamento de via pública na Rua Presidente Prudente, bairro Caraguava, atingindo o quintal de uma residência. Em razão da situação, foi necessária a remoção de famÃlia de turistas, com o auxÃlio de bote. Também foi registrado alagamento na Rua Campinas, bairro Caraminguava. As equipes da Defesa Civil permanecem em campo, realizando o levantamento dos danos e prestando suporte aos munÃcipes. Gabinete de crise SP Sempre Alerta segue monitorando.

JUQUIà – De acordo com a Defesa Civil Municipal, devido as rajadas de vento, aproximadamente 52km/h, foram registradas 02 (duas) ocorrências de destaque no municÃpio, sendo um desabamento de residência (dois moradores), resultando em 01 (uma) vÃtima com escoriações, socorrida ao hospital da região e a outra pessoa residente, ficou desalojada. Houve um destelhamento na vila olÃmpica municipal, sem registro de vÃtimas. A Defesa Civil continua realizando vistorias nas áreas afetadas. Gabinete de crise SP Sempre Alerta monitorando.

PARIQUERA-AÇU – Foram registradas três quedas de árvores na Rodovia Ivo Zanella, nos km 1, 2 e 7, sentido leste. O trecho apresenta interdição parcial, sem registro de vÃtimas. A empresa de conservação encontra-se no local, atuando em conjunto com as equipes do DER na remoção das árvores e limpeza da via. Em contato com a Defesa Civil Municipal, não houve o acionamento das equipes.

Fotos – Defesa Civil do Estado