PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Marinha e Defesa Civil emitem alerta sobre ciclone que pode provocar ondas de 4 metros no Litoral de SP

Além da ressaca, são esperadas fortes rajadas de vento, com velocidades de até 90 km/h. 

 

 

Foto: WikiImages/Pixabay

Por Vinícius Farias

A Marinha do Brasil e a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiram um alerta para a passagem de um ciclone extratropical, sobre o Sul do Brasil, que poderá afetar a faixa litorânea do estado de São Paulo. Segundo a Marinha, são previstas ondas de até 4,0 metros, da noite desta quarta-feira (13) até quinta-feira (14). Além disso, são esperadas fortes rajadas de vento, com velocidades de até 90 km/h.

A marinha também informou, que o ciclone poderá provocar ressaca na região de Santos até sábado (15).

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil de São Paulo informou que os efeitos do ciclone extratropical, que atua na região sul do Brasil, serão sentidos no Estado de São Paulo a partir de quinta-feira (14).

Segundo o órgão, a região durante o fim de semana terá queda significativa nas temperaturas, em razão de uma entrada de massa de ar frio no estado de São Paulo. Até quinta-feira (13), o estado de São Paulo terá tempo firme e temperaturas mais elevadas ao longo do dia, com a máxima podendo chegar aos 33°C em Santos. Também não há previsão de chuva para nenhuma região do estado nos próximos dias.

A Defesa Civil orientou que as pessoas se afastem do mar e das praias para evitar riscos de acidentes marítimos e inundações.

 

Ciclone extratropical

Ciclone extratropical é um fenômeno atmosférico caracterizado por sistemas de baixa pressão que se instalam nas áreas de média e alta latitudes do planeta Terra em ambos os hemisférios. Esses sistemas são causados pela diferença de temperatura entre massas de ar frio e massas de ar quente que, ao se deslocarem em sentidos opostos, acabam se chocando.

Os ciclones extratropicais provocam ventos que variam de fracos a intensos, elevada nebulosidade e chuvas. Depois da sua dissipação, instala-se o tempo frio, com queda de temperaturas.