PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Perto ou longe. Antigas ou novas. Amizades que se fortalecem todos os dias

Por Silvia Barreto
Da Revista Mais Santos

Muitas pessoas irão entrar e sair da sua vida, mas somente verdadeiros amigos deixarão pegadas no seu coração“. Diversas pessoas certamente já leram esta frase e sabem o quanto ela se encaixa com histórias das mais variadas quando o tema é: amizade.

Kizzy Bortolo, 40 anos, jornalista, e Luciane Scolforo, 45, secretária escolar, têm uma conexão, definida por elas como irmandade, há pelo menos 30 anos. A amizade começou durante uma viagem, ainda adolescentes, quando Luciane foi chamada para cuidar de um grupo de amigas de Kizzy em uma casa de praia. “Ficamos melhores amigas e nunca mais nos desgrudamosâ€, relembra Kizzy.

A amizade delas é tão forte que ambas têm senhas das redes sociais e “seguram a onda” diante de qualquer problema que apareça. “Quando ela teve o filho (João Guilherme, atualmente com 23 anos), pois foi mãe solteira, fui madrinha, dei toda a assistência. Eu vi o filho dela nascer e sempre fui muito presente”, descreve ela, citando um dos momentos mais difíceis da sua vida com a perda da sua mãe. “Ela veio e fez minha mudança sozinha, porque eu não conseguia sair da cama”, conta.

Seja por um olhar, no jeito de escrever uma mensagem ou no tom de voz, a ligação entre elas é tão intensa que Luciane as define como irmãs. “Você não é só uma amiga, é uma irmã. Nunca brigamos. Você é minha confidente e somos companheiras uma da outra. Nossa amizade representa uma amizade que não existe mais. É a verdadeira amizade, que não espera nada em troca”, declara Luciane.

Nesta semana a Luciane irá comemorar mais um aniversário. A reportagem da Revista Mais Santos traz um spoiler da mensagem feita por Kizzy para esse dia: “Lú, não sei nem explicar a nossa amizade, a nossa conexão, nossa irmandade! Só de falar ao telefone, você já sabe quando estou bem, se estou triste, se algo me feriu ou me aborreceu! Você sabe TUDO sobre mim! Entre nós não há segredos, não há melindres, nem “mimimiâ€! Muitas vezes, quando nem eu me entendo, você me compreende e me conhece muito mais que eu mesma! Amizade da vida inteira! Conexão e amor de irmãs! Minha amiga e confidente mais verdadeira! Aquela que fala mesmo na minha cara aquilo que, por vezes, eu nem quero ouvir, mas que é necessário saber! Meu lado sensato da vida! Aquela que também me incentiva, mais que todos, a buscar a minha felicidade! Custe o preço que custar! … Te amo, amiga! Seja feliz! Feliz aniversário! Com carinho, Sua irmã Kizzy”.

Além do virtual, presencial

O isolamento no início da pandemia desencadeou gatilhos até então não detectados por algumas pessoas. A alternativa foi se conectar – mais do que já somos, normalmente – para amenizar a solidão, a ansiedade e a tristeza de estar solitário.

E foi em uma dessas conexões que Daniela Oliva Roma, 36 anos, head de comunicação e branding, conheceu Luiza Caroline Cirino, de 23 anos, publicitária, por um grupo de mensagens. “Ela puxou um assunto no grupo, acabamos iniciando uma conversa no privado e nunca mais paramos”, relembra Luiza.

“Virou um match enorme de amizade, surreal. A maioria dos meus amigos atuais são assim (virtuais). Amigos de 2017 até hoje, tenho e começaram online”, destaca Daniela citando alguns deles como Vanderlei Abreu, Andrea Duarte, Graci, Lidiane, Luiza, seu sonho em projetos, Alessandra, Rodolfo, Paty Moraes, André Alves entre tantos outros nomes de pessoas para viraram a chave da amizade virtual para a presencial. “Acho muito importante fazer qualquer conexão de amizade, desde que ela seja sincera”, ressaltou Daniela.

Apesar da amizade ter sido iniciada da forma virtual, elas já tiveram a primeira experiência presencial. “Por conta da pandemia e pela distância (a Dani é de Valinhos), mantivemos nossa amizade somente on-line até mês passado, quando nos encontramos para comemorar o aniversário dela em São Paulo. Foi uma amizade que começou com assuntos profissionais e do nosso dia a dia na comunicação que depois partiu para o pessoal. Hoje, falamos de tudo um pouco! (risos)”, conta Luiza, de forma descontraída.

Para ela, essa amizade surgiu em um momento importante da sua vida e, de fato, fez a diferença. “Significa muito para mim porque, na pandemia, tive algumas crises de ansiedade/depressão por conta do distanciamento social e receio da COVID. Ter alguém para conversar e poder contar é de grande ajuda”, destaca.

Para Daniela, o fato de trabalhar com a comunicação a aproxima das pessoas e cria oportunidades para conhecer outras. “Conheci muita gente online e consegui alinhar os nossos gostos pessoais. Eu sou uma pessoa conectada, não sei ficar offline”, enfatiza, descrevendo a sua relação com os outros amigos, também virtuais.

O próximo encontro presencial já tem data: 23 de julho. “Não tem obrigatoriedade, mas esse mês já combinamos um rolê. Nos divertimos bastante no aniversário da Dani e queremos manter a frequência”, reforça Luiza.

Dia Internacional da Amizade

O Dia do Amigo é comemorado em 20 de julho no Brasil – apesar de a data também ser lembrada em 30 de julho, Dia Internacional da Amizade, em algumas ocasiões. A data é comemorada oficialmente no calendário de alguns locais, como Belo Horizonte e a cidade e o Estado do Rio de Janeiro.

O Dia do Amigo foi instituído em Buenos Aires, na Argentina, e a partir daí foi gradualmente adotado em outras partes do mundo, informa a justificativa da lei nº 5.146, de 7 de janeiro de 2010, que institui o Dia do Amigo no Rio. A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não comente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outra parte do universo.

No fim das contas, vários dias do ano são considerados o Dia do Amigo, e não há nada de errado nisso! Afinal de contas, nada como uma boa desculpa para encontrar as pessoas que amamos e comemorar.

“A amizade, assim como o amor, é dada de graça e semeada ao vento”, como dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade. Portanto, esteja sempre entre amigos e faça a data valer todos os dias!”

Foto: