Da Redação
A Praia do Tombo, em Guarujá, recebeu pela 11ª vez consecutiva o selo ecológico do Programa Bandeira Azul. A praia é a única do estado de São Paulo a ser condecorada, juntamente com outros 17 atrativos naturais (confira a relação completa no fim da matéria).
O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo Ministério do Turismo, que faz parte da comissão julgadora do programa. A análise leva em consideração mais de 30 requisitos que devem ser atendidos pelos candidatos.
Das 18 praias contempladas, 13 tiveram sua chancela renovada. Outras cinco receberam a certificação pela primeira vez.
Além das praias, o Programa Bandeira Azul contempla marinas e embarcações. A Marinas Nacionais, também de Guarujá, também recebeu o selo. Todos esses destinos premiados poderão hastear a Bandeira Azul a partir de 16 de novembro e deverão seguir os decretos estaduais e municipais que incidem sobre a área da praia ou marina, em razão da pandemia de Covid-19.
Para obter a certificação, desenvolvida pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education), o programa analisa a qualidade da água, além de infraestrutura, segurança, acessibilidade e o compromisso das comunidades com o meio ambiente e a sustentabilidade dos destinos turÃsticos.
Fazem parte do júri do Programa no Brasil os ministérios Turismo, da Educação e do Meio Ambiente, a Secretaria do Patrimônio da União, a Associação Náutica Brasileira, a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, a Fundação SOS Mata Atlântica e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. Anualmente, as entidades se reúnem para aferição do cumprimento dos critérios e deliberação sobre quais praias, marinas e embarcações serão submetidas ao júri internacional.
A Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá (Semam) explica que foi informada pelo Instituto Ambientes em Rede, representante da Foundation for Environmental Education (FEE) no Brasil – responsável pela certificação Bandeira Azul –, que a Praia do Tombo foi contemplada com o reconhecimento pela décima primeira vez consecutiva.
A entrega da nova bandeira, válida até o próximo ano, deve ocorrer no inÃcio do próximo mês. Seu hasteamento, no entanto, depende da liberação completa da praia para banhistas – ação que segue com restrições em razão da pandemia do novo coronavÃrus.
Sobre o Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas e desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.
Confira os destinos turÃsticos chancelados pelo Programa Bandeira Azul:
PRAIAS
Renovação:
Praia do Tombo, Guarujá – SP
Prainha, Rio de Janeiro – RJ
Lagoa do Peri, Florianópolis – SC
Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Salvador – BA
Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
Praia de Piçarras – Balneário Piçarras – SC
Praia de Guarajuba, Camaçari – BA
Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
Praia da Saudade – Prainha, São Francisco do Sul – SC
Primeira temporada:
Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ
Praia de Itacimirim, Camaçari – BA
Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
Praia da Conceição, Bombinhas – SC
Praia Grande, Penha – SC
MARINAS
Renovação:
Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ
Marinas Nacionais, Guarujá – SP
ICSC, Florianópolis – SC
Marina Kauai, Ubatuba – SP
Tedesco Marina, Balneário Camboriú – SC
Voga Marine, Ubatuba – SP
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Guarujá