PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Praia Grande anuncia melhorias em comemoração ao aniversário da cidade

Foram anunciadas melhorias na saúde, educação, infraestrutura, habitação e no lazer. O aniversário de 57 anos de emancipação político-administrativa da cidade acontece na sexta-feira (19).

 

Foto: Fred Casagrande / Prefeitura de Praia Grande

Da redação

Em uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (16), a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, anunciou uma série de melhorias na cidade, em comemoração ao aniversário de 57 anos de emancipação político-administrativa da cidade, que acontece na sexta-feira (19).

Saúde

Na saúde, a prefeita anunciou que será entregue a reforma da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Boqueirão, a formatura do programa de Residência Médica e Multiprofissional e serão entregues três unidades de saúde, sendo no Canto do Forte, Aviação e Melvi.

Também foi anunciado um Complexo de Saúde no bairro Aviação, que além de Usafa, terá ainda Academia de Saúde e Centro de Atendimento Especializado em Saúde da Mulher (CEAS), que sairá do bairro Caiçara e passará a funcionar na Aviação.

A Unidade do NefroPG, que realiza atendimento aos pacientes na área de nefrologia, terá suas obras iniciadas e ampliará de 35 para 50 cadeiras o atendimento.

Conforme a prefeitura, a reforma de leitos de enfermaria no Hospital Municipal Irmã Dulce aumentará mais 22 leitos do tipo para a população. O bairro Ribeirópolis deverá receber ainda uma Academia de Saúde.

Ainda na área de Saúde, um projeto piloto no município deverá ter início em breve: Usafas polos terão atendimento com horário estendido, para beneficiar em especial os pacientes que muitas vezes não conseguem comparecer às consultas por causa do expediente de trabalho.

Ainda em 2024, será ampliado o número de serviços credenciados, principalmente nas áreas de atendimentos especializados como cirurgias e atendimento aos autistas. Conforme a administração municipal, somente em 2023 foram mais de 21.900 cirurgias realizadas.

Segundo a administração municipal, a cidade fechou 2023 com a menor taxa de mortalidade infantil da história (9,3). Praia Grande iniciou o ano com mais 48 profissionais, chegando a quase 100 residentes.

Foto: Fred Casagrande / Prefeitura de Praia Grande

Educação

Na educação, conforme a prefeitura, mais de 6 mil vagas estão sendo criadas com a construção das Escolas de Educação Infantil e de ensino fundamental no bairro Melvi, uma unidade de educação infantil no bairro Real e outra de ensino fundamental no bairro Antártica, além da ampliação das Escola Municipais Estina Campi (Canto do Forte) e Ronaldo Lameira (Sítio do Campo).

Conforme o poder público, a grande novidade está na entrega de kits de materiais escolares, com mochila para os 57 mil alunos da rede municipal de ensino, com modelo de rodinhas ou de alças, que serão entregues de acordo com a faixa etária dos estudantes.

Infraestrutura

Segundo a prefeitura, será entregue a readequação hidráulica do canal Vila Sônia. Foi realizada a ampliação de seção e extensão do canal, localizado na Rua Arnaldo Augusto Baptista, por meio da instalação de aduelas de 3m de altura por 2 de largura, no trecho localizado entre as Ruas Maria Peres e Ernesto José Guerra. Isto significa mais vazão às águas da chuva reduzindo os riscos de alagamentos.

Lazer

Também foi anunciado que o espaço Multiuso Anhanguera será entregue à população e une lazer e ordenamento urbano.

De acordo com o poder público, ele ainda será utilizado pela população como espaço de convivência para atividades físicas e de lazer . O espaço conta com duas quadras esportivas, de basquete e futebol de rua, além de uma pista de cooper e caminhada.

Os banheiros da orla da praia também começam a ser entregues gradativamente. Os primeiros bairros contemplados são Guilhermina e Aviação, seguidos de Flórida e Solemar.

Habitação

Com obras iniciadas e em andamento, a previsão é de que sejam entregues até o final do ano mais de 154 unidades (100 Vida Digna parceria com Estado, 54 retomada Minha Casa Minha Vida), sem contar as reintegradas após fiscalização do Creci com previsão de 121 e 4.800 títulos de regularização fundiária. Além disso, Praia Grande tem também 258 unidades do Minha Casa, Minha Vida (do Governo Federal), que terão suas obras iniciadas ainda neste mês de janeiro.

As hortas comunitárias que serão entregues nos bairros Tupiry, Ribeirópolis e Sítio do Campo ajudam a promover o cultivo de hortaliças proporcionando uma alimentação mais saudável para a população. A intenção é que até o final de 2024 mais 14 unidades sejam entregues.

Foto: Fred Casagrande / Prefeitura de Praia Grande

Esporte

No esporte, o ginásio de ginástica artística receberá novos e modernos equipamentos e a inauguração da quadra poliesportiva Aloha estimulará ainda mais a prática esportiva na Cidade.

No Bairro Antártica, está sendo construído o futuro Parque Vila São Jorge, que contará com campo de futebol de grama sintética, quadras poliesportivas e equipamentos esportivos para terceira idade. Além disso, também está sendo construído o futuro Parque de Lazer Maracanã, no bairro de mesmo nome.

Iluminação

Com mais de 7 mil lâmpadas de LED já instaladas em toda a Cidade em 2023, a previsão é de que mais 7 mil novos pontos recebam a iluminação moderna proporcionando mais segurança para toda a população.

Reciclagem

A cidade ganhará ainda este ano sua primeira unidade de compostagem, que transformará resíduos de feiras livres em adubo para utilizar no Município. O objetivo é minimizar o descarte de matéria orgânica e diminuir a necessidade de aquisição deste produto. A unidade funcionará junto ao novo Viveiro de Plantas da Cidade, que será instalado no Bairro Tupiry, ao lado do Ecoponto.

Este ano ainda deverão ser entregues mais três Ecopontos, passando de 23 para 26 unidades voltadas ao descarte correto de materiais recicláveis e inservíveis. Desta forma, Praia Grande passa a ter 100% de cobertura de Ecopontos nos bairros.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o Plano de Governo da cidade tem mais de 84% de metas cumpridas e em andamento.