A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, participou de reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, na tarde desta segunda-feira (3), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Também participaram da reunião o chefe de Gabinete de Praia Grande, Esmeraldo Vicente, o Dinho, e o secretário de Habitação da Cidade, Anderson Mendes.
Entre os temas debatidos, destaque para a duplicação do viaduto da Curva do ‘S’, a ligação do VLT (VeÃculo Leve sobre Trilhos) com o MunicÃpio e a implantação do BRT (Bus Rapid Transport) nas marginais da Via Expressa Sul e Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. As três ações são consideradas fundamentais pela prefeita para solucionar questões ligadas a mobilidade urbana da Cidade. Os impactos dessas obras também deverão ser sentidos em outras cidades da Região.
“Sigo diariamente empenhada em trazer obras e melhorias para Praia Grande. Solucionar uma questão de mobilidade urbana significa dar mais tempo para que as pessoas fiquem fora de carros e ônibus e, consequentemente, isso reflete em mais qualidade de vida. Temos como meta tirar esses projetos do papelâ€, comentou Raquel Chini.
Com relação ao VLT, de acordo com projeto conceito da Cidade, o trecho que contemplaria Praia Grande conta com percurso com uma extensão de aproximadamente 5,3 km, saindo da Avenida Angelina Pretti da Silva, em São Vicente; com trecho aéreo e outro passando por faixa inabitada, além de, na sequência, seguir pela Rua José Bonifácio, no Bairro SÃtio do Campo, até chegar ao Terminal Tude Bastos.
O tema já foi abordado pela prefeita durante reunião realizada em fevereiro com representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). O secretário municipal de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, já protocolou também no segundo mês deste ano junto à Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) o projeto conceito do VLT na Cidade.
Já o novo viaduto na Curva do ‘S’ tem como objetivo solucionar o problema dos congestionamentos que estão ocorrendo naquela Região da Cidade nos horários de pico com grande fluxo de veÃculos pela manhã e no inÃcio da noite. A médio prazo, esse viaduto terá impacto considerável e será importante também para o desenvolvimento do Complexo Andaraguá.
A celebração do novo contrato com a Sabesp e possÃveis investimentos na área da Habitação também fizeram parte da pauta de discussões do encontro.
Crédito: Governo do Estado de São Paulo