PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Professores de São Vicente percorrem trilha histórica entre São Bernardo e Cubatão

O total de 25 professores da AMEI Vera Lúcia Machado Massis ( Náutica III) trocaram a rotina agitada da sala de aula por uma vivência na natureza: uma trilha formativa de 8 km pelo Parque Caminhos do Mar, entre São Bernardo do Campo e Cubatão, em plena Serra do Mar.

A caminhada percorreu o trecho de descida da estrada velha de Santos, repleta de curvas sinuosas e monumentos históricos, e proporcionou aos educadores uma verdadeira aula ao ar livre. O percurso combina o esplendor da Mata Atlântica com registros importantes da arquitetura e da história do Brasil.

Entre os destaques do trajeto estão o Marco da Estrada Velha, o Pouso Paranapiacaba (antigo ponto de descanso que servia como hotel), a Calçada do Lorena – trilha de pedras por onde Dom Pedro I passou rumo à proclamação da Independência -, e a famosa ‘Curva do Uau’, de onde se pode avistar, em dias claros, até cinco cidades da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Guarujá).

Além das paisagens, a trilha oferece a chance de avistar espécies de plantas nativas em extinção, como o palmito-juçara, e animais silvestres como bicho-preguiça, galinha-do-mato e até a onça-pintada.

Mariana Rodrigues Luz, professora de educação física da rede municipal, compartilhou sua experiência ao participar da trilha. “É a primeira vez que eu venho, fiquei encantada com a oportunidade e fiz de tudo para estar aqui. Não conhecia o lugar, mas foi uma experiência maravilhosa”.

“Hoje foi o dia da parada pedagógica, que é reservado no calendário escolar para promovermos atividades formativas com os professores. Como nossa escola já desenvolve projetos voltados à sustentabilidade e ao meio ambiente, pensamos em trazer o grupo para conhecer esse ambiente onde trabalhamos com os alunos. O tema do projeto é justamente ‘Da Serra ao Mar’. A experiência foi bem bacana, porque promoveu integração entre os professores e ampliou nosso repertório histórico e ambiental, algo que certamente será levado para dentro da sala de aula”, destacou Kátia Pinheiro, diretora da unidade.

Referência em educação ambiental
A AMEI Vera Lúcia Machado Massis é reconhecida por suas iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente. Localizada entre dois dos maiores patrimônios naturais do Brasil, a Serra do Mar e o Oceano Atlântico, a escola desenvolve projetos sobre a conscientização sobre a biodiversidade local, incluindo a preservação dos manguezais da região.

A escola foi destaque no Prêmio ODS Boas Práticas na Educação, conquistando o 2º e 3º lugares com os projetos “MareCraft” (263 pontos) e “Da Maré ao Mar, Vamos Surfar?” (200 pontos), desenvolvidos em 2024. A unidade também concorreu com a proposta “#coisasdovera”, reforçando seu compromisso com a educação ambiental e cidadã.