PUBLICIDADE

Regi√£o / Meio Ambiente

Entidade promove mutirão de limpeza na Ilha de Urubuqueçaba neste sábado

Da Redação

O Instituto Mar Azul, em parceria com a ASL РAssociação Santista de Longboarder e apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Santos, estará promovendo no próximo sábado (10), um mutirão de limpeza na Ilha de Urubuqueçaba.

A concentração dos voluntários será às 7h30 na areia da praia, em frente à ilha. A coleta dos resíduos será feita das 8h às 10h, com retorno da equipe ao ponto de apoio.

A proposta é o recolhimento, identificação e quantificação de lixo descartado de forma irregular nesse ambiente, com o objetivo de diagnosticar e realizar campanhas alertando a população local, turistas e banhistas sobre o impacto negativo do descarte irregular de resíduos nesse ambiente.

Essa ser√° a 1¬™ a√ß√£o de um total de quatro – uma em cada esta√ß√£o do ano- e faz parte do esfor√ßo conjunto na jornada do combate ao lixo no mar dentro da proposta da ‚ÄúD√©cada dos Oceanos‚ÄĚ.

Em função da pandemia da Covid19, a ação terá a participação de apenas 50 voluntários. Mas, apesar de o grupo de voluntários para esta ação já estar definido, qualquer banhista que estiver circulando pela praia poderá participar. Basta recolher o lixo que encontrar e entregar na tenda instalada na areia da praia em frente à ilha.
Esses resíduos serão contabilizados separadamente.

Seguindo os protocolos de seguran√ßa recomendados pelos √≥rg√£os de sa√ļde, haver√° uma s√©rie de protocolos, como: medi√ß√£o de temperatura dos participantes, uso obrigat√≥rio de m√°scaras, luvas e √°lcool em gel.

O IMA, entidade ambientalista, j√° realizou 67 mutir√Ķes de limpeza de praia desde a sua cria√ß√£o, em 2013, e retirou mais de 530 mil fragmentos de res√≠duos da faixa de areia e cal√ßad√£o das praias de Santos

Histórico do Instituto Mar Azul-IMA

O Instituto Mar Azul √© um √≥rg√£o n√£o governamental que representa a sociedade civil em defesa da cria√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas relacionadas √† balneabilidade das praias e preserva√ß√£o da vida marinha. O processo de cria√ß√£o surgiu da preocupa√ß√£o com a qualidade das praias de Santos e se deu a partir de 26 de agosto de 2012 com a realiza√ß√£o do Manifesto Onda Azul.

Foto: Divulgação