Da Redação
Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup) iniciou a limpeza das margens do canal da Avenida Eduardo Souto, na Cidade Náutica. Foram retirados mais de três caminhões repletos de entulho e lixo, e a conclusão dos trabalhos estava prevista para esta sexta-feira (16).
Infelizmente, durante a tarde de hoje, uma denúncia anônima foi feita à Sedup, por um morador das proximidades, informando que um munÃcipe estaria despejando resÃduos de uma obra no canal, num trecho que já estava limpo pela equipe de zeladoria.
A Guarda Ambiental da GCM de São Vicente foi, então, acionada e identificou prontamente o morador que descartou de forma incorreta o entulho. Ele foi notificado e intimado a retirar o resÃduo do canal, providenciando a destinação correta.
A Prefeitura parabeniza o munÃcipe que entrou em contato com as autoridades e fez a denúncia, e ressalta que a colaboração de todos é fundamental neste processo. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.
Zeladoria
A Cidade vem passando por um amplo trabalho de zeladoria desde o inÃcio do ano. Até o momento, diversos bairros já receberam as equipes da Sedup, com serviços de reparos, desobstrução de canais, limpeza de galerias, roçagem, limpeza de vias e de equipamentos públicos, tapa-buracos e pintura.
Descarte irregular
O descarte irregular de lixo, além de prejudicar o escoamento da água e provocar enchentes, pode gerar acúmulo de água nos recipientes, favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A Sedup oferece, gratuitamente, o serviço de Cata-treco, que deve ser agendado pelos telefones: região insular (13) 3461-2756 ou 3464-1018 / Ãrea Continental (13) 3566-6546, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h à s 17h. Os munÃcipes devem ficar atentos aos materiais e quantias permitidas para agendamento de retirada, e que o descarte irregular é uma prática considerada crime, conforme Lei Complementar 618/10.
O que pode e o que não pode
Pode ser agendada a retirada, gratuita, de até cinco sacos de entulho ou um metro cúbico de material conhecido como resÃduo da construção civil (RCC), móveis e eletrodomésticos velhos. No caso de quantidades maiores, o munÃcipe deve contratar serviço particular de caçamba. De acordo com a demanda do momento, a retirada pode ocorrer em até cinco dias úteis.
Foto: Reprodução/PMSV