PUBLICIDADE

Região / Meio Ambiente

Mutirão Ecomar recolhe mais de 150 quilos de micro lixo na faixa de areia em SV

Da Redação

As praias, cartões postais de São Vicente, costumam receber turistas de todos as regiões do país. Neste sábado (24), as praias do Gonzaguinha e Milionários receberam o segundo mutirão Ecomar de limpeza e educação ambiental, que reuniu quase 100 pessoas e recolheu 158 quilos de micro lixo, como lacres de alumínio, bituca de cigarro, tampinhas de garrafa, entre outros. A primeira ação havia sido realizada em junho, no Itararé.

 - REVISTA MAIS SANTOS

Apaixonada pelo litoral, Ana Lúcia Jerkic trocou a capital São Paulo por São Vicente no início deste ano. A moradora, que contribuiu com o mutirão, conta que o amor pela paisagem da praia e uma vida mais tranquila foram os fatores principais que fizeram ela escolher a Primeira Cidade do Brasil. “É uma coisa que eu sempre quis fazer. É muito importante a Prefeitura promover iniciativas como essa. Fiquei muito feliz”, conta.

O trabalho de conscientização feito por Ana Lúcia não se restringiu apenas ao mutirão deste sábado. “Tenho o hábito de caminhar pela praia carregando uma sacolinha, para recolher o nosso lixo, e o que encontramos pelo chão. Isso gera reflexão nas outras pessoas e a ideia se multiplica”, comenta.

Passando férias em São Vicente, Carina Jerkic, que reside na Itália e é filha de Ana Lúcia, também compareceu ao mutirão e arregaçou as mangas. “Temos que fazer a nossa parte. É muito triste ver o lixo sendo descartado de maneira incorreta, no chão”, lamenta.

Pequenas, mas muito conscientes, Ana Luiza Santos, de 9 anos, e Ana Beatriz, 8 anos, também resolveram ajudar na limpeza do local. “É muito importante contribuir, pois muita gente joga lixo na praia e temos que ajudar o meio ambiente”, diz Ana Luiza.

Ana Beatriz compareceu ao mutirão pela primeira vez, e aprovou a experiência. “Muito divertido. Muita gente deixaa de jogar o lixo na lata e isso é muito feio, pois prejudica as plantas e pode causar enchentes”, conta.

Com esse espírito de conscientização e amor pela natureza, a iniciativa visa trazer ao munícipe uma reflexão sobre preservação da natureza, buscando voluntários de todas as idades. O secretário adjunto de Meio Ambiente e Defesa Animal, Leonardo Varallo, detalhou os próximos passos. “Estamos buscando melhorar a comunicação com a população, através de um material educativo que vai ser elaborado para conseguirmos fazer essa aproximação.”

O segundo mutirão Ecomar também contou com a presença da vice-prefeita, Sandra Conti, da secretária de Cultura, Elizângela Bafini, do secretário de Administração, Yuri Câmara e da coordenadora da Juventude, Geovana Albuquerque.

Quem não pôde participar dos dois primeiros eventos, mas tem interesse em fazer parte dos próximos, o cadastro está disponível pelo WhatsApp (13) 99738-6206.

Fotos: Divulgação/PMSV