PUBLICIDADE

Regi√£o / Meio Ambiente

Prefeitura de Guaruj√° limpa encostas de morros em mutir√£o preventivo

Da Redação

A Prefeitura de Guaruj√° est√° executando servi√ßos de limpeza nas encostas dos morros da Cidade. A iniciativa visa evitar a disposi√ß√£o irregular de lixo e o ac√ļmulo de res√≠duos, como forma de prevenir o assoreamento das redes pluviais. Os servi√ßos est√£o a cargo de equipes da Secretaria de Opera√ß√Ķes Urbanas (Seurb), em parceria com a Defesa Civil do Munic√≠pio.

Uma equipe de 20 trabalhadores j√° realizou a limpeza em seis dos sete morros contemplados com os servi√ßos: Bela Vista (Macaco Molhado), Engenho, Cachoeira, Vila J√ļlia, Vale da Morte e Vila Baiana. Nesta semana, os trabalhadores chegam ao Morro da Barreira do Jo√£o Guarda.

De acordo com Joel de Souza Santos, secretário adjunto da Seurb esse trabalho nos morros é realizado semestralmente, ou quando há necessidade. A ação conta com o auxílio da Defesa Civil, que constantemente monitora os morros da Cidade, sobretudo na ocorrência de chuvas fortes.

“Estamos fazendo um trabalho preventivo quanto ao assoreamento de bueiros e de galerias de √°guas pluviais, pois essa a√ß√£o colabora para reduzir os alagamentos quando ocorrem intensas chuvas”, destaca o secret√°rio.

Limpeza e coleta em locais de difícil acesso

A Prefeitura de Guarujá vem intensificando a limpeza urbana em áreas de difícil acesso. A coleta manual opera em várias áreas da Cidade, inclusive morros. Com o apoio de equipamentos e de um caminhão da coleta regular, 22 localidades são atendidas de segunda a sábado, nos períodos da manhã e noite.

Ruas estreitas e vielas são beneficiadas com a ação. Para efetuar o serviço, equipes utilizam um carrinho específico para depositar os detritos retirados dos contentores e caixas espalhados em pontos estratégicos, onde o caminhão não consegue entrar

O secretário adjunto pede para que as pessoas acoplem bem os sacos onde recolhem os detritos para que não fiquem espalhados e assim evitar pontos críticos de sujeira.

“√Č primordial que as pessoas se conscientizem e colaborem com a limpeza da Cidade, colocando o lixo no hor√°rio da coleta, n√£o jogando res√≠duos em c√≥rregos e canais, para n√£o obstruir a drenagem das √°guas pluviais e assim evitar problemas como enchentes alagamentos e at√© deslizamentos de terra em √°reas de risco”, alerta.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Guarujá