Da Redação
A CiaMar, a Quinta Companhia de Policia Militar Ambiental MarÃtima do 3° Batalhão de PolÃcia Ambiental do Estado de São Paulo, completa sete anos neste sábado (17). Com sede no municÃpio do Guarujá, conta com três pelotões náuticos, dispostos estrategicamente para atender os 700km de extensão de todo o litoral, e os 1.123.108 hectares de Ãreas de Proteção Ambiental Marinha.
Utilizando bases em Guarujá, Ubatuba e Cananéia, os pelotões formam a primeira e única unidade de Policiamento MarÃtimo da PolÃcia Militar do Estado.
Dotada de diversos tipos e tamanhos de embarcações, realizam patrulhamento náutico diuturnos por toda costeira, rios, canais, estuários, Porto de Santos, bem como o Parque Estadual Marinho Laje de Santos, a aproximadamente 45km de distância da costa.
Missões
Criada em 17 de outubro de 2013, a CiaMar tem por missões a proteção do meio ambiente, atuando efetivamente contra a pesca ilegal e predatória e preservação das espécies marinhas, além do combate direto a pirataria, como furtos e roubos de embarcações, tráfico de drogas e armas, entre as inúmeras comunidades da baixada santista, transporte e fuga de criminosos, principalmente em situações que envolvem caixa eletrônico, valores, e demais ilÃcitos.
A CiaMar apoia ainda outras unidades, como IBAMA, ICMBIO, Fundação Florestal, ong’s, Policiamento Territorial, BAEP, COE, GBMar, CavPM, PC, PF, RF em operações contra o crime organizado, resgates, salvamentos, buscas, solturas de animais, eventos desportivos, ações sociais, preservação da fauna ictiológica, etc.