PUBLICIDADE

Região / Polícia

12 policiais foram atacados e 7 morreram em 2023, segundo a SSP

Dentre os policiais, oito estavam em serviço, três de folga e um era da reserva. 

 

Foto: Folhapress

Por Vinícius Farias

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) fez um levantamento do número de policiais atacados na Baixada Santista em 2023. No total, 12 agentes foram feridos e 7 morreram. Dentre os policiais, oito estavam em serviço, três de folga e um era da reserva.

Dentre os mortos, um policial da equipe de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) morreu após ser baleado no tórax, no dia 27 de julho, no Morro da Vila Júlia, em Guarujá. A morte do agente ocasionou na “Operação Escudo”, que vem combatendo o crime organizado e o tráfico de drogas na Baixada Santista.

Além do agente da Rota, um outro policial foi baleado na ocasião. Ele foi atingido na mão esquerda, foi levado para o Hospital Santo Amaro (HSA), onde passou por procedimento e foi liberado.

Segundo a SSP, outros seis policiais que perderam a vida eram oficiais da reserva.

O órgão disse que tem intensificado o policiamento preventivo e ostensivo na Baixada Santista desde junho, quando implantou a Operação Impacto-Guarujá, buscando reduzir a criminalidade na região.

Durante a Operação Escudo, 16 pessoas morreram e 181 foram presas na Baixada Santista. A ação policial completa dez dias nesta segunda-feira (7).

Segundo a SSP, o total de drogas apreendidas pelas polícias Civil e Militar chegou a 495 kg. Também foram recolhidas 22 armas entre pistolas e fuzis.

 

Policial baleada pelas costas 

Vídeo: Reprodução

Uma cabo do Baep, de 34 anos,  foi baleada por marginais na manhã da última terça-feira (1°), por volta das 6h, em frente à Padaria Aliança, em Santos. De acordo com a apuração, ao menos três bandidos participaram do ataque, utilizando fuzis. A vítima, Najara Fátima Gomes, foi encaminhada para a Santa Casa de Santos, onde passou por cirurgia e está em estado estável.

O caso aconteceu na esquina entre as ruas Evaristo da Veiga com a Visconte de Cayru, em frente ao estabelecimento comercial, no bairro do Campo Grande. A vítima teria sido baleada pelas costas, dentro da viatura.

Após o crime, os bandidos fugiram em direção ao morro do São Bento, onde foram perseguidos. Assim que chegaram ao local, os policiais trocaram tiros com os criminosos. Um dos marginais morreu. Um policial foi atingido na virilha e foi encaminhado para a Santa Casa de Santos, onde passou por procedimento e também está em estado estável.

Foto: Reprodução

 

Policial morto em comunidade de Guarujá 

O soldado da Rota, Patrick Bastos Reis, foi baleado enquanto fazia um patrulhamento na comunidade da Viila Júlia, no dia 27 de julho. A vítima chegou a ser levada para uma unidade de pronto atendimento na cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com o inquérito da investigação, os indícios apontam para Erickson David da Silva, conhecido como “Deivinho”, de 28 anos, como o autor dos tiros que mataram o policial. Ele admitiu estar em um ponto de venda de drogas no local, no momento em que o agente morreu, mas alegou em depoimento que não disparou a arma. Ele foi identificado como o segurança da “Biqueira da Seringueira”, no alto do morro da Vila Júlia.

Deivinho foi preso no dia 30 de julho, após se entregar na Zona Leste de São Paulo.

O irmão de Erickson, Kauan Jason da Silva, de 19 anos, também foi preso por envolvimento na morte do soldado Reis. Segundo a SSP, Kauan foi o responsável por avisar o grupo de traficantes sobre a chegada de viaturas na comunidade em que eles atuavam.

Segundo o inquérito, o delegado da Delegacia Sede de Guarujá, Antonio Sucupira Neto, pede que sejam convertidas as prisões dos irmãos, de temporárias para preventivas.

Policiais atacados em julho

No começo do mês, no dia 10 de julho, outros dois policiais militares haviam sido vítimas de tentativa de homicídio em São Vicente. Durante patrulhamento, os PMs foram surpreendidos por suspeitos armados, que atiraram contra a viatura. Dois policiais ficaram feridos e outros dois, que também estavam no veículo, não foram atingidos. Os militares feridos foram encaminhados ao Hospital Municipal de São Vicente, onde ficaram sob cuidados médicos.