PUBLICIDADE

Região / Polícia

Câmeras de monitoramento de Praia Grande auxiliam GCM na prisão de homem armado

As milhares de câmeras de monitoramento que fazem parte do parque  tecnológico do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais  (Cicoe) de Praia Grande confirmaram mais uma vez a sua importância  para o sistema de segurança da Cidade. Os equipamentos foram  fundamentais na prisão efetuada pela Guarda Civil Municipal (GCM) de  um homem que estava armado na praia do Bairro Maracanã. O caso ocorreu  na manhã desta quinta-feira (9).

A atitude suspeita do homem, que alternou caminhadas pelo calçadão e a  faixa de areia, chamou a atenção da equipe que estava no Cicoe. O  indivíduo passou a ser acompanhado pelas câmeras de monitoramento.  Após alguns minutos, ocorreu a comunicação da Central para a viatura  da GCM que estava efetuando o patrulhamento preventivo no Bairro  Maracanã.

Assim que chegaram ao local para averiguar a situação, os guardas  civis municipais foram recebidos com uma atitude hostil. O indivíduo  apontou uma arma para a equipe de segurança, que prontamente revidou a  agressão. O homem foi alvejado na perna e preso. Na sequência, por  conta do ferimento, foi encaminhado para o Hospital Irmã Dulce.

“A Guarda Civil Municipal realiza diariamente o patrulhamento dos  bairros da Cidade. O apoio das câmeras de monitoramento é fundamental  neste tipo de ocorrência. Desta forma, conseguimos tirar das ruas mais  um indivíduo que buscava efetuar assaltos. A Segurança em Praia Grande  é tratada como uma das prioridades”, declarou o secretário de Assuntos  de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi.

Milhares de câmeras – Atualmente, no Cicoe são monitoradas mais de  3.500 câmeras instaladas em ruas e avenidas, viadutos, prédios  públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de  equipamentos esportivos, a orla e áreas ambientais. A Central funciona  24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também  da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto  com a Defesa Civil do Município.

Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24  monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas  ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de  patrulhamento e atendimento de ocorrências.