De acordo com a PM, os dois estavam armados e reagiram às ações dos policiais.
Foto: Divulgação / SSP
Por Vinícius Farias
Dois homens foram mortos em ações da PM, em Guarujá, durante a Operação Escudo no fim de semana. A ação policial conta com 27 mortos e 805 presos. De acordo com a PM, os dois estavam armados e reagiram às ações dos policiais.
O primeiro caso ocorreu no sábado (2), por volta de 16h40, na comunidade da Vila Júlia, no bairro Jardim São Manuel. De acordo com a corporação, os agentes realizavam patrulhamento, quando viram o suspeito, de 28 anos, armado com uma sacola nas mãos. Ao ver os policiais, ele atirou contra a equipe, que reagiu. O criminoso foi baleado, socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Segundo a PM, foram apreendidas uma sacola com porções de drogas, dinheiro e uma pistola.
Foram solicitados exames ao Instituto Médico Legal (IML). As armas dos policiais também foram apreendidas e o caso foi registrado como tráfico de drogas, tentativa de homicídio e morte decorrente de oposição à intervenção policial na Delegacia do Guarujá, que solicitou perícia para o local do ocorrido.
Segunda ocorrência
No domingo (3), um bandido, de 37 anos, morreu após atirar contra policiais militares, no bairro Maré Mansa, no Balneário Praia do Pernambuco. A PM informou que os policiais realizavam diligências na comunidade, quando viram o suspeito em frente a uma residência.
Ao ver os PM ‘s, o homem teria corrido e efetuado um disparo na direção dos agentes, que revidaram. O criminoso foi baleado e socorrido à UPA da Enseada, onde morreu. De acordo com a corporação, com ele foi localizado um revólver calibre 38, que foi apreendido com as armas dos policiais. O local foi periciado e o corpo encaminhado ao IML.
O caso foi registrado como homicídio tentado, morte decorrente de intervenção policial e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito na Delegacia de Polícia de Guarujá.
Operação Escudo

Foto: Reprodução
A Operação Escudo teve início no dia 28 de julho após a morte do Soldado da Equipe de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Patrick Bastos Reis. A operação segue para sufocar o tráfico de drogas e combater o crime organizado. Ao todo, 805 pessoas foram presas, sendo 311 foragidas da Justiça.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), também foram apreendidas 96 armas, entre pistolas e fuzis, e 939,3 kg de drogas, causando um prejuízo ao tráfico de drogas que já passa dos R$2 milhões.
O órgão também disse que as 27 mortes decorrentes de intervenção policial durante a Operação Escudo são investigadas pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santos e em Inquérito Policial Militar.