PUBLICIDADE

Região / Polícia

Guerra na Baixada Santista: Secretário mostra fuzil apreendido no litoral após ameaça de criminosos 

O armamento foi apreendido nesta terça-feira (1°) durante a “Operação Escudo”.

 

Foto: Guiherme Derrite / Redes Sociais

Foto: Guiherme Derrite / Redes Sociais

Por Vinícius Farias

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, por meio das redes sociais, mostrou um fuzil usado por criminosos, que foi apreendido nesta terça-feira (1°), durante a “Operação Escudo” da Polícia Militar. Na postagem, ele rebate os questionamentos de que a atuação da polícia está sendo “desproporcional”.

Segundo o post: “Para quem acha que a atuação da polícia é desproporcional, apreendemos hoje um fuzil em posse dos criminosos no litoral. Não vamos baixar a guarda no enfrentamento ao crime organizado. Em SP, não haverá território onde a polícia não entre. Seguiremos defendendo a população”, disse Guilherme Derrite,  no Twitter.

Foto: Guiherme Derrite / Redes Sociais

Foto: Guiherme Derrite / Redes Sociais

Na foto, é possível ver a arma longa usada pelos bandidos dentro de um carro. O anúncio do secretário foi feito após um vídeo gravado na Avenida Martins Fontes, sentido Centro de Santos, que mostra dos marginais “ostentando” armas circular nas redes sociais.

Na gravação dos criminosos, eles mostram uma pistola e um fuzil. A dupla de bandidos também escreve: “Coitados deles se tentarem contra nós. O campo é nosso.” Também dá pra ver uma série de viaturas da PM, que seguiam no sentido Zona Noroeste.

Entenda mais 

Narração: Vinícius Farias

O que desencadeou a “Operação Escudo”, em Guarujá, foi a morte do soldado Patrick Bastos Reis, que foi baleado enquanto fazia um patrulhamento na comunidade da Vila Zilda, última quinta-feira (27). A vítima chegou a ser levada para uma unidade de pronto atendimento na cidade, mas não resistiu aos ferimentos. Um outro policial também foi ferido, mas na mão esquerda. Ele foi encaminhado para o Hospital Santo Amaro (HSA), onde passou por um procedimento e foi liberado.

O suspeito de matar Patrick Reis foi preso. Erickson David da Silva, de 28 anos, se entregou no último domingo (30) e teve a prisão temporária mantida por 30 dias.

Foto: Reprodução / Folhapress

Operação e mortes 

Segundo a SSP, 12 pessoas morreram em Guarujá e uma em Santos, durante a Operação Escudo. O órgão também informou, que 32 suspeitos já foram presos, além de serem apreendidas 11 armas e  20,3 quilos de drogas. A ação tem o objetivo de combater o crime organizado e o tráfico de drogas.