PUBLICIDADE

Região / Polícia

Integrantes de Movimento invadem prédio em São Vicente e são retirados pela Polícia

Um prédio abandonado, localizado na Rua do Colégio, Centro de São Vicente, foi invadido por um grupo de aproximadamente 20 pessoas. Eles pertenceriam ao Movimento pelo Direito à Moradia (MDM) Filhos da Terra.

A Polícia Militar foi chamada pelos moradores e levou os ocupantes para a delegacia, mas ninguém ficou preso.

O MDM Filhos da Terra afirmou, também por meio de nota, que o movimento busca moradia para famílias carentes e necessitadas, com o objetivo de acabar com as edificações fechadas e abandonadas há anos.

“Pedimos desculpa à população pelo transtorno gerado, esse não é e nunca será nosso objetivo”, declarou o MDM Filhos da Terra.

O QUE DIZ A PREFEITURA

A Prefeitura de São Vicente informa que, na madrugada deste sábado (7), por volta das 2h, o Centro de Controle Operacional (CCO) recebeu uma denúncia de ocupação irregular sobre um prédio localizado na Rua do Colégio, n° 48 (Centro). Rapidamente, a Administração Municipal montou uma força-tarefa envolvendo Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e as secretarias de Defesa e Organização Social (Sedos), Secretaria de Assuntos Jurídicos (Sejur), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (Sesau), para atendimento à ocorrência.

No local, foram encontradas cerca de 20 pessoas, dentre menores e maiores de idade, nenhuma delas de São Vicente. Foi realizada abordagem da GCM, que encaminhou as partes à delegacia, incluindo o líder do movimento, deixando o caso à disposição das autoridades. Duas crianças foram acompanhadas pelo Conselho Tutelar e já estão sob cuidados dos seus responsáveis.

Após o trabalho preliminar da GCM, a equipe de assistência social do Município deu início ao atendimento e identificação dessas pessoas. Foram encontrados moradores de São Paulo, Embu das Artes, Taboão da Serra, Itanhaém e Praia Grande.

Todas as pessoas foram tratadas com respeito e atenção, inclusive,  a prefeitura, por meio da política de recambio, informa que levou de volta para a cidade de origem todos os moradores que foram trazidos pelos líderes da invasão.

Com relação ao prédio, a Prefeitura de São Vicente ressalta que, após ter sido abandonado pelos proprietários e estar inadimplente com os impostos obrigatórios, o poder municipal acionou a justiça para arrecadar o imóvel e detém a posse neste momento. Com a decisão judicial favorável, hoje, a prefeitura trabalha num projeto de revitalização do edifício. Demais informações devem ser obtidas com as autoridades policiais.

Imagens: @marcelorickyoficial