Um prédio abandonado, localizado na Rua do Colégio, Centro de São Vicente, foi invadido por um grupo de aproximadamente 20 pessoas. Eles pertenceriam ao Movimento pelo Direito à Moradia (MDM) Filhos da Terra.
A Polícia Militar foi chamada pelos moradores e levou os ocupantes para a delegacia, mas ninguém ficou preso.
O MDM Filhos da Terra afirmou, também por meio de nota, que o movimento busca moradia para famílias carentes e necessitadas, com o objetivo de acabar com as edificações fechadas e abandonadas há anos.
“Pedimos desculpa à população pelo transtorno gerado, esse não é e nunca será nosso objetivo”, declarou o MDM Filhos da Terra.
O QUE DIZ A PREFEITURA
A Prefeitura de São Vicente informa que, na madrugada deste sábado (7), por volta das 2h, o Centro de Controle Operacional (CCO) recebeu uma denúncia de ocupação irregular sobre um prédio localizado na Rua do Colégio, n° 48 (Centro). Rapidamente, a Administração Municipal montou uma força-tarefa envolvendo Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e as secretarias de Defesa e Organização Social (Sedos), Secretaria de Assuntos Jurídicos (Sejur), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (Sesau), para atendimento à ocorrência.
No local, foram encontradas cerca de 20 pessoas, dentre menores e maiores de idade, nenhuma delas de São Vicente. Foi realizada abordagem da GCM, que encaminhou as partes à delegacia, incluindo o líder do movimento, deixando o caso à disposição das autoridades. Duas crianças foram acompanhadas pelo Conselho Tutelar e já estão sob cuidados dos seus responsáveis.
Após o trabalho preliminar da GCM, a equipe de assistência social do Município deu início ao atendimento e identificação dessas pessoas. Foram encontrados moradores de São Paulo, Embu das Artes, Taboão da Serra, Itanhaém e Praia Grande.
Todas as pessoas foram tratadas com respeito e atenção, inclusive, a prefeitura, por meio da política de recambio, informa que levou de volta para a cidade de origem todos os moradores que foram trazidos pelos líderes da invasão.
Com relação ao prédio, a Prefeitura de São Vicente ressalta que, após ter sido abandonado pelos proprietários e estar inadimplente com os impostos obrigatórios, o poder municipal acionou a justiça para arrecadar o imóvel e detém a posse neste momento. Com a decisão judicial favorável, hoje, a prefeitura trabalha num projeto de revitalização do edifício. Demais informações devem ser obtidas com as autoridades policiais.
Imagens: @marcelorickyoficial