Cerca de 300 militares, 15 embarcações e 18 viaturas da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) e da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião participaram dessa operação.
Vídeo: Divulgação / Capitania dos Portos de São Paulo
Por Vinícius Farias
Em balanço divulgado pela Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) nesta terça – feira (21), foram apontados os números de ações realizadas na Operação Verão 2022 / 2023.
De acordo com a Capitania dos Portos, mais de 8.437 embarcações de esporte, recreio e transporte de passageiros foram abordadas, sendo 340 foram notificadas e 27 embarcações apreendidas.
A operação foi realizada no período de 14 de dezembro de 2022 a 15 de março de 2023. A operação visava minimizar as ocorrências de acidentes e a preservação ambiental, por meio das ações de
Inspeção Naval. Foram verificadas as condições gerais das embarcações, tais como: a habilitação dos
proprietários/condutores e da tripulação, o material de salvatagem e o eventual excesso de lotação, entre
outros aspectos. Como resultado, observou-se que, durante as abordagens, as infrações consideradas
menos graves foram pela falta de identificação visual na embarcação, equipamentos de salvatagem
incompletos, falta de habilitação do condutor e outras irregularidades em desacordo com as Normas da
Autoridade Marítima (NORMAM/DPC).
Cerca de 300 militares, 15 embarcações e 18 viaturas da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) e da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião participaram dessa operação.
De acordo com a nota, o apoio de militares de outras Organizações Militares da MB e a plena operacionalidade dos meios operativos empregados nas ações, fruto do recebimento de recursos da Força e do Ministério Público
Federal, permitiram ampliar as ações de fiscalização tendo, como base, a análise das áreas de maior
concentração – e denúncias – de irregularidades nas praias, rios, represas e lagos, navegáveis, do litoral e
interior de São Paulo, no total de 196 municípios jurisdicionados pela CPSP e a Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.
Algumas ações educativas e campanhas foram feitas, orientando sobre a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica. Foram efetivadas por meio de palestras, entrevistas
com blogs locais e o envio de cartilhas e banners às instituições náuticas, visando conscientizar usuários
de marinas, iates clubes, clubes náuticos e colônias de pesca na assimilação do lema “navegar com
segurança”.
Ainda de acordo com a Capitania dos Portos de São Paulo, é necessário destacar a campanha “Travessia Segura”, que tinha foco em conscientizar condutores, turistas náuticos e usuários para a importância do cumprimento das regras de segurança da navegação durante seus trajetos diários para trabalho, lazer, etc.
Vídeo: Divulgação / Capitania dos Portos de São Paulo