Da Redação
Em pouco mais de 24h após um motorista colidir acidentalmente com um totem de segurança na Praça 22 de Janeiro (Gonzaguinha), a empresa responsável pela manutenção instalou um novo equipamento no local.
O trabalho não gerou despesa aos cofres públicos, já que o contrato prevê que os serviços de reparo e troca de equipamentos, quando necessário, sejam executados imediatamente pela empresa prestadora do serviço, sem custos à Prefeitura.
“A gente não paga a aquisição física, mas sim o serviço. É importante esclarecermos isso para a população, para que não haja desinformação relacionada ao assunto. É também uma oportunidade de demonstrar, com transparência, o procedimento adotado em casos de acidente como esse”, explica o prefeito Kayo Amado.
O novo totem já está funcionando normalmente.
Espalhados por 30 pontos estratégicos da Cidade, os equipamentos contribuem, através de diversos mecanismos, para o monitoramento 24h do Município, a fim de garantir mais segurança à população. Os totens contam com câmeras 360°, captando, em alta resolução, até dois quilômetros de distância, e botão de pânico, no qual o indivíduo pode acionar a base da GCM e conversar diretamente com um agente de plantão.
Além disso, as estruturas possuem leitores de placas, facilitando a identificação de veículos clandestinos que entram na Cidade com o intuito de realizar o descarte irregular de resíduos da construção civil (RCC), ou, infelizmente, abandonar pessoas em situação de rua.
Foto: Divulgação PMSV