De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), dentre os detidos, 153 eram procurados pela Justiça. Também foram apreendidas 58 armas, entre pistolas e fuzis, e 864,5 quilos de drogas. A ação policial tem objetivo de combater o tráfico de drogas e o crime organizado.
Foto: Danilo Verpa / Folhapress
Por Vinícius Farias
A Operação Escudo chegou ao seu 20° dia na Baixada Santista e teve um aumento no número de mortos. Nesta terça-feira (15), dois homens morreram durante troca de tiros, em Guarujá. Desde o dia 28 de julho, quando a ação policial começou, 18 pessoas morreram e 447 foram presas. A Operação Escudo tem objetivo de combater o tráfico de drogas e o crime organizado. De acordo com a Polícia Militar (PM), um dos confrontos na terça foi no bairro Santa Rosa e o outro no Pae Cará, no distrito de Vicente de Carvalho.
A corporação informou que o primeiro caso foi por volta das 12h. Os agentes do 1° Batalhão de Ações Especiais da Polícia (BAEP) estavam em patrulhamento pela Rua José Silveira, no Pae Cará, dando continuidade à ação policial, quando foram recebidos com tiros por criminosos.
Durante o tiroteio, um dos bandidos acabou sendo atingido. De acordo com a Prefeitura de Guarujá, o homem foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São João, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade. Ainda não se sabe a identidade dele.
A segunda ocorrência aconteceu na Rua Jorge Moura, próximo à balsa que liga Guarujá a Santos, no Santa Rosa, quando outra equipe do Baep realizava patrulhamento e se deparou com um homem em atividade suspeita.
De acordo com a PM, durante a abordagem dos agentes houve troca de tiros e o bandido ficou ferido. Ele foi resgatado pelo Grupo Resgate Atenção das Urgências e Emergências (Grau), do Corpo de Bombeiros e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Rodoviária, mas também não resistiu aos ferimentos.
Operação Escudo
A Operação Escudo teve início no dia 28 de julho após a morte do Soldado da Equipe de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Patrick Bastos Reis. A ação policial chega ao seu 20° dia com 18 mortos e 447 pessoas presas.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), dentre os detidos, 153 eram procurados pela Justiça. Também foram apreendidas 58 armas, entre pistolas e fuzis, e 864,5 quilos de drogas.