Da Redação
A Polícia Militar resgatou, na última terça-feira (16), mais de 20 pássaros silvestres que eram mantidos em cárcere em Itanhaém. Foi aplicada multa no valor de R$ 40 mil e o homem responsável pelas aves foi autuado.
Os trabalhos foram realizados por uma equipe do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), que, durante a Operação Proclamação da República, se deslocou até um imóvel localizado no bairro Coronel para atendimento de denúncia contra a flora.
No endereço apontado, foi localizada uma casa com diversas gaiolas no quintal. Os militares fizeram contato com o responsável pela residência, que autorizou a entrada dos PMs e acompanhou a vistoria, onde foram encontrados os animais.
Foram resgatados nove Coleirinhos Papa Capim, cinco Canários da Terra, dois Trinca Ferro, um Coleirinho Baiano, um Azulão, um Sabiá Barranco e um Bigodinho, além de uma Cigarrinha e um Pixoxó, que estão na lista de animais ameaçados de extinção.
Além dos pássaros, ainda foram recolhidas 19 gaiolas. O morador, que não possuída documentação necessária para criação das aves, alegou que cria elas por domesticação e que desconhecia ter a necessidade de tal autorização.
Foi então elaborado o Auto de Infração Ambiental (AIA), conforme resolução da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambienta (Sima), e o suspeito autuado com multa no valor de R$ 40 mil. As aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais (Ceptas) São Judas – Cubatão.
Foto: Divulgação Polícia Militar