Da Redação
A Polícia Militar Ambiental flagrou neste domingo (29), em Itanhaém, um homem criando aves silvestres sem autorização. Ele foi multado e advertido.
Durante fiscalização pelo bairro Belas Artes, policiais avistaram uma casa com pássaros em cativeiro. Abordado, o proprietário alegou não saber que era necessário ter autorização e que criava os animais por lazer.
Os oficiais entraram na residência e encontraram seis gaiolas, cada uma com uma ave dentro. Presa a uma delas havia uma armadilha para capturar pássaros. A espécie coleirinho que estava na gaiola servia de “chama” (isca) para atrair outra ave.

Em uma das gaiolas havia uma armadilha e um coleirinho que servia como isca ou “chama”
Três coleirinhos e um um sabiá-barranco foram libertados porque, na avaliação dos policiais, tinham pouco tempo de cativeiro. Um trinca-ferro um galo-de-campina permaneceram sob os cuidados do proprietário, pois tinham sinais de domesticação.
O homem, no entanto, acabou multado em R$ 4.200,00 por duas infrações: ter em cativeiro animais da fauna silvestre e introduzir animal da fauna silvestre no Estado de São Paulo. Também foi advertido por utilizar animal como “chama”.
Além disso, foi orientado sobre suas obrigações, como não poder soltar, vender, trocar, doar ou se desfazer das aves que ficaram com ele.
Fotos: Divulgação/Polícia Militar Ambiental